Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3

Nietzsche: das forças cósmicas à economia ecológica integral 171 Diante desta visão intuitiva aberta a uma totalidade somos levados a nos perguntar qual o sentido que nela possui a concepção de verdade. Den- tro da concepção de uma economia ecológica integral, a verdade situa-se no âmbito de uma pequena política, [...] uma política que transforma num princípio e quase num dever a exasperação dos egoísmos e das vaidades antagónicas dos povos. Não entre classes. Pois não temos classes superiores e, por conseguinte, tam- bém não classes inferiores: aqueles que ocupam na sociedade de hoje os postos mais elevados estão fisiologicamente condenados [...] enfra- quecidos nos seus instintos ( Nc /FP de dezembro de 1888 a janeiro de 1889, 25[1], KSA, 13.637). O sentimento de poder, que perpassa o âmbito de todo ser humano na sua dimensão fisiológica, aponta para uma vontade de querer assenhorar-se. Portanto, ultrapassa todas aquelas divisões exclusivas que a moral gregária instaurou, que adoece e degenera, para atingir o estado de saúde, e assim inaugurar uma nova perspectiva: a perspectiva das forças. Qual o lugar que a verdade ocupa dentro desta nova perspectiva? Trata-se de uma verdade particular e exclusiva, ou uma verdade aberta à dinâmica global e inclusiva? 3. Da verdade à perspectiva, o filósofo artista O projeto nietzschiano traça uma maneira nova de conceber o conhe- cimento, não é mais atrelado à busca de uma verdade, concebida enquanto realidade imutável, mas como algo que está em constante mutação. Dentro dessa nova maneira de compreensão não tem mais sentido sequer falar em verdade. Em algum remoto rincao do universo cintilante que se derrama em um sem-numero de sistemas solares, havia uma vez um astro, em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da “história universal”: mas também foi so- mente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza congelou-se o astro, e os animais inteligentes tiveram de morrer (WL/VM, 1, KSA 1.875). Aquilo que é verdade hoje amanhã poderá não o ser, como vemos nes- ta passagem inicial de Sobre a verdade e a mentira no sentido extra moral . Por

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz