Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3

Adilson Felicio Feiler 164 modo que o que muda é o que serve de fundamento ao todo. “O desejo de destruição, mudança, vir-a-ser, pode ser a expressão da força repleta, grávida de futuro” (FW/GC, 370, KSA 3.621) 2 . O vir-a-ser 3 expressa o desejo de plenitude, como força que atinge a sua culminância. Eduardo Nasser, ao refletir sobre a dinâmica do vir-a-ser na obra de Nietzsche, diz que “[...] o vir-a-ser ganha o estatuto de ser, o que torna a perenidade uma mera aparên- cia” (NASSER, 2016, p. 416). Diante destas duas possibilidades de fundamento ao todo, Nietzsche opta pela de Heráclito. “Os tipos dos grandes personagens trágicos são os grandes homens contemporâneos: os heróis esquilianos têm afinidade com Heráclito.” ( Nc /FP do outono de 1869, 1[108], KSA 7.420. Em Heráclito, Nietzsche constata proximidade à figura do herói trágico. Para o filósofo alemão, a mudança perpassa o todo, de modo que a realidade como um todo é vir a ser. O movimento perpassa desde os elementos componentes fisiológicos até os que compõem o pensamento. E é graças ao movimento contínuo de todas as coisas que a vida, a realidade fundamental enfatizada por Nietzsche pode se afirmar. Werner Stegmaier, em seu comentário a res- peito da relação entre corpo, mundo e vida, diz que “O conceito de corpo e de seu entrelaçamento com o mundo no si-mesmo conduz finalmente ao conceito de vida” (STEGMAIER, 2013, p. 44). A vida afirmada por Niet- zsche é a vida orgânica, corpórea. “A vida mesma nos recompensa por nossa tenaz vontade de vida, por uma longa guerra, tal como a que eu, daquela vez, travei comigo contra o pessimismo do cansaço de viver, e já por cada olhar atento de nossa gratidão, que não deixa passar os menores, mais deli- 2 Para as citações das obras de Nietzsche adotamos a Edição Crítica Alemã Colli & Montinari: KSA ( Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe ) e das Cartas KGB ( Sämtliche Briefe Kritische Studienausgabe ); após a sigla indicando a obra, em Alemão/Português: GT /NT – Die Geburt der Tragödie (O nascimento da tragédia), WL /VM – Über Wahrheit und Lüge im aussermoralischen Sinn (Sobre verdade e mentira no sentido extramoral), VM //OS – Menschliches Allzumensch- liches (vol. II): Vermischte Meinungen ( Humano, demasiado humano , vol. 2): Miscelânea de opiniões e sentenças), M /A – Morgenröte (Aurora), FW /GC – Die fröhliche Wissenschaft (A gaia ciência), Za /ZA – Also sprach Zarathustra (Assim falava Zaratustra), JGB /BM – Jenseits von Gut und Böse (Para além do bem e do mal), GM /GM – Zur Genealogie der Moral (Genealogia da moral), EH /EH – Ecce Homo (Ecce Homo), Nc /FP – Nachlass (Fragmentos Póstumos), segue o número, em romano, indicado o capítulo, se tiver, o número do aforismo, KSA ou KGB, o número do volume e a página. 3 O vir-a-ser constitui a ontologia de Nietzsche. Através da concepção do vir-a-ser tudo o que inspira permanência passa a se colocar sob suspeita, pois é o movimento de todas as coisas o que subjaz ao pensamento de Nietzsche, de modo que a verdade passa a ser compreendida como aparência.

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