Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3

Filosofia Ecológica Integral: ampliando a reflexão 151 não creio que as nossas preocupações ecológicas possam alcançar efeitos im- portantes” (LS, 160). Ora, em um sentido profundo, a ética como investigação filosófica sobre o reto agir implica no questionamento sobre o que devemos fazer para nos realizarmos como seres humanos. Em outros termos, a reflexão ética é também uma reflexão sobre a felicidade e o sentido último de nossa existência. Com que finalidade passamos por este mundo? Para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos? Que necessidade tem de nós esta terra? Por isso, já não basta dizer que devemos preocupar-nos com as gerações futuras; exige-se ter consciência de que é a nossa própria dignidade que está em jogo. Somos nós os primeiros interessados em deixar um planeta habitável para a humanidade que nos vai suceder. Trata-se de um drama para nós mesmos, porque isto chama em causa o significado da nossa passagem por esta terra (LS, 160). Passamos, assim, a compreender com maior clareza que, devido ao aumento de nosso poder, a preocupação com o futuro, em especial com a qualidade de vida das próximas gerações, constitui uma das formas mais indispensáveis e atuais da reflexão ética. Faz-se necessário, desse modo, o desenvolvimento de uma ética intergeracional e, de modo mais amplo, de uma ética do futuro iluminada por princípios ecointegrais. E é justamente sobre esse legado que deixaremos às próximas gerações que passaremos a discutir como um dos tópicos de nossa próxima seção. 1.2 Filosofia do Futuro A filosofia aplicada a cenários futurísticos hipotéticos razoáveis, ou Fi- losofia do Futuro, é uma área do pensamento que vem se estruturando e tende a crescer nos próximos anos. Surge da necessidade de sistematização de um campo filosófico que se dedique a esse tipo de discussão, uma vez que a filosofia acadêmica tem se dirigido, sobretudo, ao passado e pouco ao futuro. Ora, embora uma Filosofia sobre aspectos do futuro possa gerar estra- nheza no âmbito acadêmico tradicional, entendemos a pertinência des- se tipo de reflexão e defendemos que ela seja estimulada, a fim de que o pensamento filosófico não fique afastado de importantes problemas que a sociedade começa a vislumbrar (DETTONI, 2017, p. 12).

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