Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3
Adevanir Aparecida Pinheiro, Maria Nilza da Silva e José Ivo Follmann 144 HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In : HALL, Stuart. Da diáspora : identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 101-131. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Ja- neiro: DP&A, 2005. IANNI, Octavio. A questão social. Revista USP , p. 145-154, set./nov. 1989. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contri- buciones al desarrollo de un concepto. In : CASTRO-GÓMEZ, San- tiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial : reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. p. 127-168. MEC-SECAD. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Ra- ciais. Brasília: Secad, 2006. MELUCCI, Alberto. O Jogo do Eu . São Leopoldo: Unisinos, 2004. MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais : colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003. MEC/SEPPIR. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana . Brasília: Secad, 2009. PINHEIRO, Adevanir Aparecida. Identidade Étnico-Racial e Universidade : A dinâmica da visibilidade da temática afrodescendente e as implica- ções eurodescendentes, em três instituições de ensino superior no sul do País. 2001. 342 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011. PINHEIRO, Adevanir Aparecida. O espelho quebrado da branquidade : as- pectos de um debate intelectual, acadêmico e militante. São Leopoldo: Casa Leiria, 2014. PINHEIRO, A. A.; SCHUCK, C. M. Racismo ambiental, ecologia inte- gral e casa comum: uma reflexão crítica a partir do feminismo negro e da educação das relações étnico-raciais. In : FOLLMANN, J. I. (org). Ecologia Integral – abordagens [im] pertinentes. v. 1. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. p. 91-111. QUIJANO, Aníbal. A Colonialidade do Saber : Eurocentrismo e Ciências So- ciais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz