Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3

Danilo R. Streck, Camila Wolpato Loureiro e Carolina Schenatto da Rosa 116 COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna . 3. ed. Lisboa: Calouste Gul- benkian, 1957. DAMO, Andreisa et al . Paulo Freire, um educador ambiental: apontamen- tos críticos sobre a educação ambiental a partir do pensamento freirea- no. Revista Desarrollo Local Sostenible , v. 5, n. 13, p. 1-16, 2012. Dispo- nível em: https://www.eumed.net/rev/delos/13/dsmmc.html . FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Virtudes do educador. São Paulo: Vereda, 1982. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança : um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 1995a. FREIRE, Paulo. Política e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995b. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GONZÁLEZ, G. José Martí: antecedentes de una ecología popular latinoa- mericana. Pensamiento Americano , n. 11, v. 21, p. 96-109, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.21803%2Fpenamer.11.21.527. GROSSI, Monica. Questão ambiental e a construção de outro metabolismo social. Argumentum , Vitória, ES, v. 5, n. 1, p. 32-45, jan./jun. 2013. DOI: 10.18315/argumentum.v5i1.5642. KAIJSER, Anna. Who is marching for Pachamama ? An intersectional analy- sis of environmental struggles in Bolivia under the government of Evo Morales. 2014. 189 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculty of Social Science, Lund University Centre for Sustainability Studies, Lund, Suécia, 2014. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras: São Paulo, 2019. KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. Companhia das Letras: São Paulo, 2020. LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber : eurocentrismo e ciên- cias sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Colección Sur Sur). LOUREIRO, Camila. Paulo Freire, autor de práxis decolonial? 113 f. Disser- tação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2020.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz