Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
A concepção inaciana de formação integral enquanto possibilidade de educar na perspectiva... 75 da Terra funda-se nesse novo paradigma ético e numa nova in- teligência do mundo. Inteligente não é aquele que sabe resolver problemas (inteligência instrumental), mas aquele que tem um projeto de vida solidário. Porque a solidariedade não é hoje apenas um valor. É condição de sobrevivência de todos. • Educar para a simplicidade e para a quietude. Nossas vidas pre- cisam ser guiadas por novos valores: simplicidade, quietude, paz, saber escutar, saber viver juntos, compartir, descobrir e fazer jun- tos. Precisamos escolher entre um mundo mais responsável frente à cultura dominante que é uma cultura de guerra, de competitivi- dade sem solidariedade, e passar de uma responsabilidade diluída a uma ação concreta, praticando a sustentabilidade na vida diária, na família, no trabalho, na escola, na rua. A simplicidade não se confunde com a simploriedade e a quietude não se confunde com a cultura do silêncio. A simplicidade tem que ser voluntária como a mudança de nossos hábitos de consumo, reduzindo nos- sas demandas. A quietude é uma virtude, conquistada com a paz interior e não pelo silêncio imposto. É claro, tudo isso supõe justiça, e justiça supõe que todas e todos te- nham acesso à qualidade de vida. Seria cínico falar de redução de demandas de consumo, atacar o consumismo, falar de consumismo aos que ainda não tiveram acesso ao consumo básico. Diante do possível extermínio do planeta, surgem alternativas para a cultura da paz e da sustentabilidade. Sustentabilidade não tem a ver apenas com a biologia, a economia e a ecologia. Sustentabilidade tem a ver com a re- lação que mantemos conosco mesmos, com os outros e com a natureza. A pe- dagogia deveria começar por ensinar, sobretudo, a ler o mundo, como nos diz Paulo Freire: o mundo que é o próprio universo, porque é ele nosso primeiro educador. Essa primeira educação é uma educação emocional que nos coloca diante do mistério do universo, na intimidade com ele, produzindo a emoção de nos sentirmos parte desse sagrado ser vivo e em evolução permanente. Referência ARRUPE, Pedro. Hombres para los demás: La promoción de la justicia y la formación en las asociaciones Jesuits . Valência, 1 ago. 1973. Disponível em: http://www.sjweb.info/documents/education/arr_men_sp.pdf.
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