Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
A concepção inaciana de formação integral enquanto possibilidade de educar na perspectiva... 67 área da gestão técnico-administrativo-gerencialista das empresas e dos mer- cados, mas com um sentido totalmente diferente do que é usado no âmbito da Companhia de Jesus. A área da gestão aplica o termo no sentido de fazer mais e melhor para a competitividade, ou seja, ser melhor do que os outros para ganhar mais. Trata-se da cultura empresarial da concorrência e da busca de lucro imediato e seguro, orientado pela racionalidade técnico-científico do produzir mais, com melhor qualidade para obter mais lucratividade em menos tempo. Considerando o sentido e o uso do termo excelência no âmbito da Companhia de Jesus, compreende-se, portanto, com muito mais propriedade o fim da formação integral na sua área educacional. O desenvolvimento desta formação integral se dá através de tudo o que intencionalmente educa em razão dessa proposta: o conjunto de valores, princípios, critérios, planos de estudos, programas, metodologias, atividades extracurriculares e o estilo de gestão que orientam toda a tarefa que se realiza em uma instituição educativa. A integralidade da proposta também implica a articulação dos pro- cessos educativos, isto é, que estes estejam vinculados com o propósito que se tem definido como horizonte de ação educativa. Isto significa dizer que, desde uma opção educativa, todas as ações da instituição devem girar em torno do que se busca. Já não poderá haver funções ou tarefas educativas de- pendendo única e exclusivamente de uma pessoa, em cujo terreno ninguém pode “intrometer-se”. Definitivamente, todas as pessoas que trabalham na instituição educativa têm a ver com tudo e com todos e todos são correspon- sáveis no mesmo propósito: a Formação Integral. Considerando a reflexão elaborada até aqui, é absolutamente com- preensível que a formação integral esteja intrinsecamente relacionada ao conceito de Ecologia Integral, pois não é possível concebê-la desconectada da realidade mesma da vida do planeta em que habitamos. A formação in- tegral é ela mesma pensada a partir dos pressupostos da ecologia integral e, ao mesmo tempo, leva à ecologia integral. Esta, por sua vez, alimenta a for- mação integral num continuum de reflexão ascensional. Isso é o que veremos no próximo tópico. 3. Ecologia integral Desde seu surgimento com Ernst Haeckel, em 1866, o campo da eco- logia se multiplicou, se dividiu e se transformou em vários outros campos
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz