Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
João Batista Storck 66 desejo de “buscar o melhor”, “ir além do que já se faz”, “avançar”, “fazer sempre o melhor possível”. A palavra significa que tudo dever ser feito para a “maior glória de Deus”, expressando que todas as ações humanas devem ser realizadas da melhor maneira possível, visando sempre a maior glória de Deus. A frase “tudo para a maior glória de Deus” deve ser compreendida na perspectiva de que a alegria de Deus e a sua glória ocorre quando o ser hu- mano se realiza plenamente. Ou seja, a glória de Deus ocorre quando o ser humano alcança a felicidade. Tanto a palavra quanto a frase, na perspectiva da área educacional da Companhia de Jesus, significam uma força motriz que sempre busca o mais, o melhor, o mais eficaz, o que produz um bem maior e mais universal. Com a meta alcançada converte-se em plataforma de novos lançamentos, ou seja, alcançado o que foi proposto, o objetivo não se detém como se fosse o último estágio, mas se lança para buscar sempre o melhor, o mais excelente, o que produz o bem maior para o maior número de pessoas, sendo o mais universal possível. Importante destacar que tanto o termo Magis quanto a frase “Tudo para a maior glória de Deus” estão largamente citadas nos documentos fun- dacionais da Companhia de Jesus. A título de exemplo, citamos alguns ex- tratos das Constituições: [...] procurar crecer (117,585); ir adelante (260,281); ordenará lo que juzgar ser la mayor gloria y servicio de Dios nuestro Señor y bien uni- versal (508); enderezándose siempre todas cosas a mayor gloria de Dios (305); siendo todas cosas guiadas y ordenadas para mayor servicio y ala- banza de Dios nuestro Señor (133). [Constituciones]. (COMPANHIA DE JESUS, 2004). Esses termos, portanto, na área educacional da Companhia de Jesus, principalmente quando relacionados às ações humanas, ao trabalho desen- volvido, ou à elaboração dos Planos e Projetos educacionais significam mui- to mais que critérios para a ação ou para alcançar metas em si. Estes possuem um sentido teológico-espiritual-antropológico praxístico, que envolve toda a ação da Companhia e da sua área educacional, desdobrando-se para fora dela, possuindo como centro de interesse e destinatário maior o ser huma- no, a quem se deve oferecer a melhor e a mais excelente educação para que se forme, de maneira sempre melhor, mais excelente, contribuindo para a construção de uma sociedade e de um mundo sempre melhor para todos. Explicitar o sentido e o uso destes termos nas instituições educacionais da Companhia de Jesus é importante, pois o mesmo termo é utilizado na
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