Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
A concepção inaciana de formação integral enquanto possibilidade de educar na perspectiva... 65 recordou, de forma apropriada, que, como rede global, os colégios e as esco- las Jesuítas ainda não têm dado uma resposta adequada a este chamamento feito nas Congregações Gerais realizadas. Este chamamento exige de nos- sos colégios e escolas que trabalhem cada vez mais como rede global para responder a um desafio que, em suas raízes, tanto em relação ao impacto quanto na busca de solução é global. Cuidar do meio ambiente, portanto, impulsionará nossos colégios e escolas a trabalhar de forma colaborativa e de maneira global. Esse comprometimento essencial com a ecologia não se pode entender como o enfraquecimento ou a substituição de uma fé que promove a jus- tiça. Pelo contrário, deve ser compreendida como uma parte integral deste serviço. A educação da pessoa comprometida, portanto, segundo a perspectiva inaciana, irá requerer que nossos colégios e escolas ofereçam aos alunos expe- riências transformadoras que ajudem a formar corações e mentes expansivas, e pessoas realmente solidárias com todos os que sofrem, os desfavorecidos e os oprimidos. Estas experiências, solidificadas pelos valores do Evangelho, levam os colégios e as escolas jesuítas/inacianas a refletir profundamente sobre como educamos, porque educamos, e que importância tem em criar e manter estruturas educativas, currículos, planos e projetos que encarnem o tipo de compromisso que queremos ver em nossos alunos. Toda a perspectiva dos chamados quatro “C’s” que apresentamos de- semboca no que se denomina na Companhia de Jesus “excelência humana”. Ou seja, a formação integral na Companhia de Jesus compreende formar pessoas competentes, conscientes, comprometidas e compassivas com um alto nível de excelência humana. Mas, o que é excelência? O que significa e qual a sua importância no contexto educativo da Companhia de Jesus? No item abaixo buscaremos responder essas questões. 2. Excelência humana como decorrência da formação integral Cabe, por primeiro, explicitar que o sentido do termo excelência, no âmbito educacional da Companhia de Jesus, provém de dois princípios ou referências religiosas-espirituais que implicam em ações concretas (práxis), expressos e sintetizados, principalmente, na palavra Magis e na frase Ad maiorem Dei gloriam , ambas de origem latina, utilizadas pela Companhia de Jesus desde as suas origens no século XVI. A palavra Magis expressa o
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