Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2

57 A CONCEPÇÃO INACIANA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ENQUANTO POSSIBILIDADE DE EDUCAR NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA INTEGRAL João Batista Storck 1 1. A formação integral na área educacional da Companhia de Jesus A pretensão deste artigo é apresentar a concepção inaciana de For- mação Integral fazendo uma relação com a concepção de ecologia integral. Serão abordados os conceitos de educação integral e formação integral, este último presente no âmbito da área educacional da Companhia de Jesus, bem como serão apresentadas possíveis contribuições para uma educação que conduza a uma formação na perspectiva da ecologia integral. O termo formação integral, na área educacional da Companhia de Jesus, designa um processo contínuo, permanente e participativo que busca desenvolver, de maneira harmônica e coerente, todas e cada uma das di- mensões do ser humano (ética, espiritual, cognitiva, afetiva, comunicativa, estética, corporal e sociopolítica), a fim de alcançar sua plena realização na sociedade. O termo faz parte de um universo mais amplo que é a Pedago- gia Inaciana, que por sua vez tem os seus fundamentos na espiritualidade inaciana. Estas dimensões são categorias ou conceitos construídos racionalmen- te para determinar aspectos que são constitutivos do ser humano e que não podem, portanto, ser desconsiderados quando se pretende formar integral- mente. Ou seja, na concepção jesuíta o ser humano é uno e ao mesmo tem- po multidimensional, plenamente integrado e articulado numa unidade. 1 Filósofo. Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Coordenador do Curso de Especialização em Educação Jesuíta. Integrante do Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação da UNISINOS. Padre jesuíta. jbstorck@unisinos.br. DOI: https://doi.org/10.29327/523967.2-3

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