Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2

Tecnociência e mercado sob o olhar da Ecoteologia 25 Considerando, portanto, que a técnica, em nossos dias, se tornou hori- zonte imprescindível de compreensão do ser humano em relação ao mundo e si próprio, então talvez fosse o caso de nos perguntarmos: o que o ser humano se torna nessa situação epocal desvelada pela técnica? Talvez seja importante lembrar, em tal caso, que a tecnociência se encontra condiciona- da fundamentalmente tanto pela experimentabilidade ilimitada quanto pela manipulabilidade infinita. Nesse sentido, não apenas nossos estilos de vida, nosso modo de trabalhar e viver são condicionados pela técnica, mas tam- bém nossa identidade mais profunda é condicionada pela diferença técnica. E a conclusão a qual chegamos parece ser a de que o aparato tecnológi- co tornou-se, para todos os efeitos, “sujeito” da história, desbancando assim o ser humano de seu lugar e papel defendidos pelos Humanismos vários, todos eles, sem exceção, antropocêntricos. Assim sendo, o ser humano co- loca entre parênteses sua personalidade em favor da funcionalidade, posto que passa a ocupar o papel de “funcionário” que se satisfaz com simples- mente cumprir ações descritas e prescritas no rol de “tarefas” ou “funções” do aparato tecnológico. Neste caso, constitui-se uma nova configuração no interior da qual a tecnociência passa a ser sujeito da história e o ser humano seu servo obediente. A conclusão, portanto, é que o Humanismo pode se dar por concluído, posto que as categorias humanísticas tornaram-se insu- ficientes e incapazes de interpretar a “era da tecnociência” (GALIMBERTI, 2015, p. 3). De fato, a essência do Humanismo é a tecnociência e não a literatura ou a arte, apesar de ambas exprimirem e glorificarem o ser hu- mano (GALIMBERTI, 2015, p. 7). Nesse sentido, expressão privilegiada do Humanismo ocidental não seriam, segundo Galimberti, os tratados de Lorenzo Valla (1407-1457) ou de Pico della Mirandola (1463-1494) “Sobre a dignidade humana”, mas, na verdade, a invenção e o exercício do método científico que, segundo Descartes, faz com que o ser humano se transforme em dominator et possessor mundi ! 2. Ecoteologia: novo olhar – novas relações Para a compreensão do que seja Ecoteologia e de quais sejam os objeti- vos a que se propõe faz-se necessário, antes de qualquer outra coisa, explici- tar a concepção que se tem de ecologia. Com o passar dos anos, vai ficando cada vez mais claro que as técnicas de gerenciamento de bens e serviços naturais escassos não esgotam toda a amplitude do termo Ecologia. Essa,

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