Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
Luiz Felipe Lacerda 182 dade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, incapaz de pôr um limite aos seus interesses imediatos. Pelo contrário, se nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, então brotarão de modo espontâneo a sobriedade e a solicitude (LS, 11). Leonardo Boff, ao longo de inúmeros livros que constituem sua vasta obra, desenvolve detalhadamente a Ética do Cuidado descrevendo as dimen- sões do Cuidado Amoroso, do Respeito, da Responsabilidade Ilimitada e da Solidariedade Universal. Perfectivas exatas para subsidiar as referências da Laudato Si’ sobre Cuidado, embasando-se visivelmente na leitura atual de uma Teologia da Libertação latino-americana 6 . Resgatar esta ética refere-se justamente a resgatar a humanidade do hu- mano e combater a mercantilização da vida. Surge em nós, derivativo deste movimento, o sentimento de fraternidade e compaixão. A ética do cuidado, aos moldes de uma Teologia da Libertação ou aos moldes dos povos que vi- vem em harmonia profunda com a Terra, é elemento central desta mudança paradigmática proposta pela ecologia integral 7 . E. Princípio contextual – cultura : todo conhecimento deve estar atrelado a um território, a um lugar, todos temos um lugar de fala. Perante a possibilidade duma utilização irresponsável das capacidades humanas, são funções inadiáveis de cada Estado planificar, coordenar, vigiar e sancionar dentro do respectivo território (LS, 177). É necessário recorrer também às diversas riquezas culturais dos povos, à arte e à poesia, à vida interior e à espiritualidade. Se quisermos, de verdade, construir uma ecologia que nos permita reparar tudo o que temos destruído, então nenhum ramo das ciências e nenhuma forma de sabedoria pode ser transcurada, nem sequer a sabedoria religiosa com a sua linguagem própria. (Ss, n. 63) É em Paulo Freire que podemos encontrar uma das correlações mais fortes com o princípio da contextualização crítica, assim como cada pessoa, cada conceito, cada proposta e cada ação deve ser pensada em um território e em uma cultura específica. Esse pensar deve ser de maneira crítica, prin- cipalmente entendendo as relações de poder e dominação que se estabele- 6 Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=NNmbQTjBYjQ. 7 A Psicologia Humanista desenvolve inúmeras perspectivas as quais devemos estar atentos na consolidação do cuidado. Para saber mais: https://proqualis.net/sites/proqualis.net/files/Simplifi cando-o-cuidado.pdf.
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