Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2

Ecologia Integral, justiça socioambiental e bem viver 181 na América Latina, como poderemos ver a seguir. Francisco é enfático ao assinalar, ao longo da Laudato Si’ , que é urgentemente necessário nos abrir- mos para o diálogo com o diferente e absorver outras lógicas, outras racio- nalidades, outros saberes que foram, outrora, silenciados nos convencionais espaços de produção do conhecimento, principalmente no ocidente. Essa perspectiva deve desencadear em nós o sentimento de humildade e justamente combater a constituição da egolatria e de tudo aqui que reivin- dica para si estátuas de fonte única da verdade. C. Princípio Transcendental e Transgeracional : Deus está encarnado também na natureza e Ela deve ser preservada para as gerações futuras. Aqueles que não o afirmam em palavras defendem-no com os factos, quando parece não se preocupar com o justo nível da produção, uma melhor distribuição da riqueza, um cuidado responsável do meio am- biente ou os direitos das gerações futuras. (LS, n. 109). A perspectiva transcendental também encontra vasto lastro entre as culturas dos povos originários e pressupõe o abandono da dicotomia entre mente – corpo – alma. Afirma-se que tudo que tem vida é um canal de comunicação com uma energia de consciência elevada que rege todas as coi- sas, independente da nomenclatura assumida em cada perspectiva religiosa. Para os católicos, Francisco aponta a natureza como um dos caminhos mais diretos de contato com Deus. Para os indígenas e também para os povos de religiões de matriz africana a Terra não é um veículo para algo, se não um Ente, dotado inclusive de consciência própria, por vezes chamada de Mãe, por vezes de Irmã. Exatamente aos moldes de São Francisco no diálogo com a Irmã Lua e o Irmão Sol. O princípio transgeracional é consequência deste cuidado com o que é transcendente e pactua com os apostolados do papa Francisco quando este enfatiza que a ecologia integral deve ter sua centralidade pensada em torno da ideia de bens comuns e bens coletivos. Estas perspectivas devem desper- tar em nós o sentimento de religação com a espiritualidade e de um olhar amoroso e esperançoso ao futuro. D. Princípio Ético do Cuidado : somos seres relacionais, é necessário re- fundarmos as relações entre os humanos e destes com a natureza, em direção a uma dinâmica de afeto e cuidado. Se nos aproximarmos da natureza e do meio ambiente sem esta abertura para a admiração e o encanto, se deixarmos de falar a língua da fraterni-

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