Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2

Luiz Felipe Lacerda 180 A. Princípio Sistêmico : tudo está interligado! Nestas narrações tão antigas, ricas de profundo simbolismo, já estava contida a convicção atual de que tudo está inter-relacionado e o cuidado autêntico da nossa própria vida e das nossas relações com a natureza é inseparável da fraternidade, da justiça e da fidelidade aos outros (LS, 70). A perspectiva de que tudo que existe sobre a Terra está vinculado a uma cadeia de relações indissociáveis encontra respaldo desde a física quân- tica, como expressado no livro “A Teia da Vida”, de Frijof Capra (1999), dialogando com conceitos da química moderna no campo da ressonância, perpassando perspectivas budistas 4 , até as visões cosmológicas dos povos tra- dicionais. Esta percepção foi muito bem explicada pelo papa Francisco em Evangelii Gaudium , ao afirmar que o Todo se sobrepõe a soma das partes e que o Tempo se sobrepõe a noção de espaço. Esta perspectiva desencadeia um sentimento de unidade, cumplicida- de e cuidado com tudo que é vivo e nos faz perceber como realmente a vida se constitui através de uma grande teia, onde todos os pontos estão interli- gados e complementarmente relacionados. B. Princípio Multidisciplinar : não conseguiremos gerar respostas de maneira simples e dissociadas para problemas complexos e multifacetados. É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e com- plexa crise socioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza (LS, 139). A multidisciplinariedade está efetivamente detalhada na Teoria da Complexidade de Edgar Morin; foi também produzida no âmbito da Socio- logia das Emergências, de Boaventura de Sousa Santos, através do conceito de Ecologia de Saberes, que por sua vez dialoga com a socióloga indiana Vandana Shiva ao denunciar a monocultura da mente. A pluralidade de universos é concepção inerente à cosmosensação 5 de todas as culturas tradicionais que se aliam em torno da ideia de Bem Viver 4 Para saber mais: https://www.daissen.org.br/tudo-esta-interligado/. 5 Em oposição à cosmovisão que delimita a percepção do mundo a partir de um único sentido. Para saber mais: http://www.unicap.br/catedradomhelder/?p=3488.

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