Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
Adelson Araújo dos Santos 154 3. Conclusão Procuramos, de modo sintético, abordar a importância do conceito de “ecologia integral” como novo paradigma do diálogo da fé cristã – o dis- curso teológico – com o mundo da ciência e também com as cosmovisões indígenas. Com este escopo, procuramos situar a nossa reflexão no contexto social e eclesial atual, marcado por uma nova era ecológica e por um novo momento da Igreja Católica, sob o pontificado do papa Francisco, com a sua particular preocupação para com a região amazônica. Em nossa reflexão, vimos que o conceito de “ecologia integral” assumiu uma vital importância para a nossa compreensão de mundo e do que podere- mos esperar em relação ao futuro da humanidade e do planeta Terra, que pas- samos a ver sempre mais como a nossa casa comum . Neste sentido, cremos que as conclusões a que podemos chegar, após uma reflexão de tal natureza, de- penderão em muito da sensiblidade de cada um dos leitores e do modo como haverão de concordar – ou não – com os elementos que procuramos expor. Obviamente, como teólogo o nosso olhar partiu das categorias teológi- cas para descrever os fenômenos por nós abordados e apontar algumas pistas de respostas às questões colocadas. Assim que, quando refletimos sobre o diálogo fé e ciência, à luz do conceito de “ecologia integral”, ficou claríssima para nós a coerência a que o cristão é chamado a viver, assumindo a sua missão de administrador e cuidador da criação, uma vez que elas são reflexo e presença do próprio Criador, o Deus que “arma a sua tenda” em nosso meio, como narra o evangelista Lucas, ao falar do mistério da Encarnação (Cf. Lc 2, 1-19). Refletir sobre o cuidado da casa comum , como nos remete o ensinamento do papa Francisco sobre a “ecologia integral” é, portanto, reconhecer a presença do Cristo cósmico, o Senhor do universo, que tran- figurou a realidade humana e continua fermentando na evolução dos seres. Concluimos que ver o mundo sob ótica em nada nos afasta da essência da fé cristã, mas, ao contrário, nos leva a viver verdadeiramente a espiritualida- de de Jesus, sempre transformadora e traduzida em boas obras e em frutos bons. O conceito de “ecologia integral” deixa claro, mesmo fora da esfera católica e confessional, e em constante diálogo com o mundo científico e com outras religiões, o quanto a Igreja Católica, sob a atual liderança do papa Francisco, deseja e pode efetivamente contribuir com a experiência da Encarnação do Verbo, para a conscientização sobre os problemas ecológicos que afetam todo o planeta e, mais precisamente, na proteção da Amazônia ( KERBER, 2020) .
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