Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
O diálogo entre teologia, ciência e cosmologia indígena, a partir do conceito de “ecologia integral” 153 De fato, os mitos indígenas surgem da transcendência da huma- nidade individual e coletiva e têm um impulso vital que se revela na ex- periência mística, na paz interior e na interação com o simbólico. Para estarem conectados com a transcendência, os povos indígenas criam suas mitologias como uma fonte de espiritualidade e expressão da transcen- dência de sua humanidade e sua ligação com o mundo. O mito é o meio usado para dar sentido e propósito à sua vida neste mundo (O’MUR- CHÚ, 1986, p. 32 -s). Além disso, as espiritualidades indígenas são mar- cadamente sapienciais, ou seja, ensinam a sabedoria de viver em harmonia com a natureza. Esta última, em sua exuberância, torna-se a base para a abertura do coração ao transcendente, à generosidade e à gratuidade na relação com os demais seres que habitam a floresta. A criança indígena aprende estas virtudes desde a infância, contemplando e voltando ao seio da Mãe Terra, com quem interage constantemente. Elementos como estes se tornam a base das espiritualidades indígenas na Amazônia, como uma espécie de ecoespiritualidade ou ecoteologia que poderíamos definir como “teologia da terra” (DÍAZ FRANKY; CÁCERES AGUIRRE, 2016, p. 99), ou seja, uma teologia que reconsidera a relação entre a Trindade e a natureza, incorporando o elemento ecológico numa perspectiva soterioló- gica, o que inclui a reflexão ecológica sobre o bem e o mal no mundo, com repercussões diretas na vida dos índios, nas suas relações com a natureza e na busca da plenitude da vida. Devemos recordar, por fim, que tudo o que rompe a identidade das criaturas ou dificulta suas relações harmoniosas acaba nos afetando profun- damente. Nesse sentido, podemos relacionar as manifestações espirituais de proteção à natureza feitas pelos povos indígenas com a espiritualidade bíbli- ca dos profetas, que denunciavam todo tipo de agressão ao plano de Deus para o mundo por Ele criado. Modelos de desenvolvimento e crescimento econômico que ameaçam a sustentabilidade do planeta, a lógica perversa do consumismo que gera o desperdício de recursos naturais já limitados, de- vorados por ânsias humanas insaciáveis por bens materiais, desmatamento e destruição ambiental da biodiversidade, poluição do ar, contaminação da água e do solo, intoxicação alimentar, aquecimento e derretimento de ge- leiras e calotas polares, a superlotação selvagem e descontrolada das cidades, enormes migrações internas e externas, violência defensiva e agressiva, todas essas coisas afetam nossas vidas e nossa experiência de Deus, não podendo tal realidade ficar de fora do que oramos, professamos e vivenciamos dentro da espiritualidade cristã.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz