Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
O diálogo entre teologia, ciência e cosmologia indígena, a partir do conceito de “ecologia integral” 145 no constrói sua vida. Da mesma forma, uma teologia amazônica se constrói a partir da escuta, de um olhar atento e contemplativo às realidades de vida e às práticas das pessoas que vivem na Amazônia. Obviamente, esta teologia também está marcada por outras teologias, como as trazidas de outras cultu- ras com os missionários e os primeiros catequistas. Assim que, no presente artigo, usamos como referência a cosmologia indígena dos povos originários da Amazônia, da qual podemos identificar uma teocosmologia, ou seja, um discurso sobre Deus que emana das tradições religiosas e mitológicas desses povos. De fato, até o momento muito pouco se explorou sobre a riqueza que a teologia pode receber da Amazônia, seja em sua dimensão antropológica e cultural, seja em sua dimensão espiritual e religiosa. Por isso, nos parece im- portante elaborar uma reflexão que, ao nascer da realidade amazônica, tenha como sujeito os povos que a habitam, valorizando seus saberes ancestrais e suas práticas religiosas e sociais, que estão vinculadas ao seu modo de se relacionar e viver com a biodiversidade de seus rios e florestas. Portanto, assim como o modo de fazer teologia pôde encarnar e se deixar enriquecer pelo contexto latino-americano, por exemplo, devemos também continuar a nos abrir a outras possibilidades de diálogo entre a cultura e o Evangelho, a Revelação e as experiências históricas do sagrado, porque a inculturação da fé cristã sempre percorreu esses caminhos. Ao assu- mir a Amazônia como um “lugar teológico”, passamos a ver esta região não apenas por sua geografia ou por interesses geopolíticos e econômicos, mas pelas visões de mundo de seus povos originários e da forma como se relacio- nam com a natureza, com Deus e o mundo. Assim, a questão fundamental da teologia, que é a questão da Revelação de Deus na história e na vida do homem, também pode ser compreendida a partir dos elementos básicos de uma teocosmologia amazônica. 2. A contribuição do conceito de “ecologia integral” para o diálogo entre fé, ciência e cosmovisões indígenas Partindo das contextualizações anteriores e sabendo que existem inú- meras definições que podemos encontrar sobre o termo “ecologia integral” na literatura atual, acreditamos ser possível delinear algumas ideias concei- tuais sobre este tema, sem a pretensão de esgotar o rico manancial que o assunto nos sugere.
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