Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
Adelson Araújo dos Santos 144 1.2. O ensinamento do Francisco sobre “ecologia integral” Não há dúvida de que, se hoje falamos de “ecologia integral”, isso se deve em grande parte à importância que este tema obteve sob o pontificado do papa Francisco, especialmente após a publicação da encíclica Laudato Si’ , em 24 de maio de 2015, com o subtítulo: “Sobre o cuidado da casa comum”. Na verdade, todo o capítulo IV da encíclica é dedicado a este termo “ecologia integral”, no qual Francisco começa abordando a questão da ecologia ambiental, econômica e social (LS 138-142), mas também fala da ecologia cultural (LS 143-146) e da ecologia da vida quotidiana (LS 147- 155), para depois abordar a relação entre a ecologia e o princípio do bem comum e a opção preferencial pelos pobres (LS 156-158). Finalmente, o papa Francisco apela a um compromisso efetivo com as gerações futuras (LS 159-162). Além de nos oferecer a primeira encíclica da história sobre ecologia e o cuidado com a criação, escrita não pelas mãos de um ecologista, mas por alguém profundamente comprometido com a defesa da vida e do bem co- mum, o primeiro papa latino-americano também será o primeiro pontífice a convocar um sínodo especial para refletir sobre a região pan-amazônica, com o lema: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma eco- logia integral. Este sínodo, celebrado em Roma entre 06 e 27 de outubro de 2019, teve suas principais ideias e propostas publicadas em dois textos fundamentais: O Documento Final e a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Querida Amazônia”. Em ambos os documentos o papa e os padres sinodais voltam ao tema da “ecologia integral”, proposto pela Laudato Si’ , tornando- -o um marco referencial em direção a um horizonte que nos convida a passar de uma “cultura do descartável” para uma “cultura do cuidado”, pois o que acontece no bioma amazônico não é estranho ao que acontece no resto do planeta, já que tudo está conectado e inter-relacionado. O Sínodo Amazôni- co indica um caminho de conversão para uma “ecologia integral” autêntica, com base em quatro aspectos: 1. cuidar do bioma e de sua biodiversidade; 2. o cuidado com os saberes ancestrais dos povos originários; 3. a transição para uma economia verde; 4. os processos de educação ecológica e espiritua- lidade no contexto da Amazônia. 1.3. Um olhar a partir da Amazônia Todo discurso teológico é traçado a partir de um caminho de com- preensão de Deus que se revela nos contextos específicos em que o ser huma-
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