Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2
Filosofia Ecológica Integral: noções introdutórias a partir da leitura da Encíclica Laudato Si’ 129 O encontro chamou a atenção mundial para a Amazônia, região que, por suas dimensões, relevância socioambiental, riquezas, conflitos e atenção global, se apresenta como elemento modélico para a reflexão ecológica glo- bal. Com efeito, a Amazônia, também chamada Panamazônia, é um extenso território com uma população estimada em 33.600.000 habitantes, dos quais entre 2 e 2,5 milhões são indígenas. Esta área, composta pela bacia do rio Amazonas e todos os seus afluentes, estende-se por 9 países: Bolí- via, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A região amazônica é essencial para a distribuição das chuvas nas regiões da América do Sul e contribui para os grandes movi- mentos de ar ao redor do planeta [...] (Documento Final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, §6). Para além de seu aspecto pastoral, o Sínodo constituiu importante estímulo da Igreja Católica para a reflexão sobre novos caminhos para uma ecologia integral a partir da realidade amazônica. Observando o processo sinodal, de caminhar juntos ouvindo as vo- zes eclesiais regionais, entendemos a necessidade de fortalecermos também as vozes acadêmicas da Amazônia. Compreendemos ainda que, em termos teóricos, o Sínodo pode ser considerado um filho da Laudato Si’ , encíclica ambiental do papa Francisco sobre o cuidado da casa comum . De fato, essa carta constitui fonte imprescindível para o estudo do conceito de Ecologia Integral e seus desdobramentos filosóficos. Nela, o papa Francisco é enfático: “Nunca maltratamos e ferimos a nossa casa co- mum como nos últimos dois séculos” (LS, 53). Aliás, essa própria concepção do planeta como casa comum que deve ser cuidada com responsabilidade é já um ponto de partida reflexivo fundamental. Outro referencial teórico importante é o da perspectiva integral , em que predomina a noção de que, no mundo, “tudo está interligado” (LS, 91). Como resultado dessa inte- gralidade, “[...] exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade” (LS, 91). Nesse sentido, apresenta-se a noção de justiça socioambiental como proposta para um novo paradigma civilizatório. Sustentamos que a Filosofia pode contribuir para a tarefa do cuidado da casa comum , organizando e aprofundando a reflexão sobre o tema ecoin- tegral e seus desdobramentos teóricos e práticos. Também recorremos ao pensamento filosófico para fundamentar o conceito de ecologia integral.
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