Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1
Adevanir Aparecida Pinheiro e Camila Botelho Schuck 96 nas que conheceram um destino idêntico na Europa. (Tradução das autoras) 8 Como podemos observar, o ato de entregar os restos mortais de Sarah foi motivado pela falta de interesse científico, visto que já tinha sido explo- rado o suficiente, restando apenas como barganha para melhorar as relações internacionais francesas. Se a exploração de seu corpo e sua imagem não terminaram mesmo depois de sua morte, por outro lado, sua morte torna-se um elemento de resistência à imagem de controle imposta. Sarah faleceu em 1815, após contrair uma doença e decidir beber até a morte, deste modo, sua autodestruição foi a única forma possível de resgatar sua identidade e poder sobre o próprio corpo. 9 Em nosso artigo decidimos adotar a posição de contar a história de Sarah sem expor suas fotografias, tendo em vista que não pretendemos per- petuar a imagem de controle da mulher negra exótica. Tal sensibilidade, que por vezes escapa de outros pesquisadores, pode ser justificada pelo que Collins (2016) propôs chamar de outsider w,ithin em alguns artigos 10 . Nesse sentido, mulheres negras, ao discutirem as teorias sociais, possuem uma vi- são específica que, por estarem por um lado, à margem da sociedade, e, pelo outro, inseridas no meio de brancas e brancos em um local subalternizado, desenvolvem um ponto de vista único. A partir deste ponto de vista, do qual compartilhamos, nosso cuidado com a imagem de Sarah Baartman se confi- gura como um espelho que exibe nosso próprio reflexo como pesquisadoras. Quando olhamos para Sarah, parte de Sarah também olha para nós e para o “lugar” na “casa grande e senzala” que nos é reservado. Por fim, compreendemos, neste aspecto, que parte importante da contribuição do feminismo negro no que concerne ao conceito de imagens 8 Notre pays a tout à gagner en restituant Saartjie Baartman à l’Afrique du Sud. Aujourd’hui, son corps ne présente plus aucun intérêt scientifique. Cette restitution permettrait en outre le rapprochement de nos deux pays. Enfin, elle constituerait un vibrant hommage aux dizaines de femmes bushman qui connurent un sort identique en Europe. (Proposition de loi autorisant la restitution par la France de la dépouille mortelle de Saartjie. Disponível em: http://www.senat. fr/dossierleg/ppl01-114.html. Acesso em: 30 maio 2020.) 9 As informações sobre sua morte foram extraídas dos documentos do cientista Georges Cuvier (1817). 10 Para Collins (2016), as mulheres negras estariam na posição de outsider within , no sentido em que estão fora da matriz de dominação, mas, ao mesmo tempo, por estarem em imagens de controle subordinadas a indivíduos brancos, acabam por conhecer as especificidades do sistema de forma detalhada.
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