Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1

Racismo Ambiental, Ecologia Integral e Casa Comum:... 95 lheres negras na academia através da definição de Collins (2009) sobre o processo de imagens de controle: Como parte de uma ideologia generalizada de dominação, imagens es- tereotipadas da feminilidade negra adquirem um significado especial. Como a autoridade para definir valores sociais é um importante ins- trumento de poder, grupos de elite, no exercício do poder, manipulam ideias sobre a feminilidade negra. Isso se dá a partir da exploração de símbolos já existentes ou a partir da criação de novos símbolos (COL- LINS, 2000, p. 69). (Tradução das autoras). 7 A ideologia de dominação que Collins (2000) está discutindo é jus- tamente a responsável por deixar mulheres negras à margem da justiça social, de modo que os símbolos criados e recriados a partir dessa matriz hegemônica aumentam a dificuldade destes sujeitos em ocuparem espa- ços de pensamento e intelectualidade, como é o caso das universidades. Nesse sentido, por ser uma socióloga, identifica como essa relação ocorre propriamente nas Ciências Sociais, de modo que as teorias produzidas por mulheres negras acabem ficando relegadas a um papel de ativismo discur- sivo. Isto porque, pensando a partir do recurso metalinguístico da imagem e história de Sarah Baartman, a mulher negra não vê. Ela é vista. Ela não pensa, é pensada. Em consequência, não é capaz de produzir algum mode- lo explicativo de realidade, senão o de se contentar a servir como campo e corpo de conhecimento. Prova do argumento anterior é que os restos mortais de Sarah só foram entregues ao seu povo depois de muita reivindicação, visto que o Museu do Homem de Paris inicialmente alegava não ter nenhuma informação sobre ela. Em 2002, o Parlamento Francês admitiu a posse e, concordando em en- viá-la para a África do Sul, emitiu uma nota da qual destacamos o seguinte excerto: Nosso país tem tudo a ganhar restituindo Saartjie Baartman à África do Sul. Hoje, o seu corpo não tem mais interesse científico. Esta restituição também permitiria a aproximação de nossos dois países. Finalmente, constituiria um tributo vibrante às dezenas de mulheres bosquíma- 7 As a part of a generalized ideology of domination, stereotypical images of Black womanhood take on special meaning. Because the authority to define societal values is a major instrument of power, elite groups, in exercising power, manipulate ideas about Black womanhood. They do so by exploiting already existing symbols or creating new ones.

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