Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1
Ecosofia na Deep Ecology e a Ecologia Integral da Laudato Si’: convergência nas diferenças 51 simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo”. Nele se vê que são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior (LS, 10). Semelhante à deep ecology , “a ecologia integral requer abertura para categorias que transcendem a linguagem das ciências exatas ou da biologia e nos põem em contato com a essência do ser humano” (LS, 11). Na perspectiva cristã, a ecologia integral contém uma dimensão espiri- tual imprescindível. Essa “exige que se dedique algum tempo para recuperar a harmonia serena com a criação, refletir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais e contemplar o Criador” (LS, 225). No capítulo IV da Laudato Si’ são apresentados os elementos, intima- mente relacionados, que constituem a ecologia integral. O primeiro, natu- ralmente, é a ecologia ambiental, interligada com a ecologia econômica e so- cial (LS, 138-142). Nessa perspectiva, pensar a ecologia ambiental nos leva a questionar os atuais modelos de desenvolvimento, produção e consumo (LS, 138). A seguir, contempla-se a ecologia cultural, produção simbólica e efeti- va de significados e hábitos. É preciso defender as culturas locais, ameaçadas pela homogeneização da economia globalizada (LS, 143-146). Além disso, a ecologia integral adita “uma melhoria global na qualidade da vida humana”. Aqui Francisco trata de uma questão ainda pouco desenvolvida pelos ativistas ambientais: a ecologia urbana e suburbana, incluindo a organização dos espa- ços coletivos, a habitação, o transporte e tudo aquilo que direciona as cidades para as pessoas, combinado com o meio ambiente (LS, 147-153). Por fim, a ecologia integral contempla um conjunto de valores alicerçados no clássico “princípio do bem comum” e na justiça intergeracional (LS, 156-162). Parece um leque mais abrangente do que aquele apresentado pela ecologia profunda. A ecologia integral assume e desenvolve um dos fundamentos do pa- radigma ecológico: a interdependência. Francisco afirma claramente: “tudo está interligado” (LS, 16, 91, 117, 240). Há que se considerar as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. “Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise so- cioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultanea- mente, cuidar da natureza (LS, 139)”. (3) Para além do antropocentrismo egóico da modernidade . Já na introdução, a Laudato Si’ aventa uma nova percepção do planeta e do lugar do ser humano, superando o antropocentrismo exclusivista da modernida- de. A partir de Francisco de Assis, a casa comum é comparável a uma irmã,
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