Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1

Afonso Murad 50 cisco tem muitos elementos originais, que convergem com a ecologia pro- funda, a ecosofia e a alfabetização ecológica. Importa lembrar que, à diferen- ça de Naess e Capra, e semelhante à Panikkar, está embebido pela linguagem e a visão teológica cristã, embora sem pretensão de exclusividade, pois tem a intencionalidade dialogal, de somar contribuições de diferentes grupos humanos, saberes e tradições religiosas. Vejamos onde estão os pontos se- melhantes e complementares, que serão apresentados em forma de tópicos. (1) Abordagem multifacetada . A Laudato Si’ impressiona o leitor(a), pois não é um texto exclusivamente religioso, nem científico, nem filosófico, nem político, nem educacional, mas tudo isso junto e bem articulado, res- peitando a singularidade de cada campo do saber. A encíclica visa convocar homens e mulheres, independentemente de sua pertença religiosa (ou não professar nenhuma), a ampliar o diálogo e “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar” (FRANCISCO, 2015, 13) 8 . É um “convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta” (LS, 14). Mais do que descritivo, é propositivo , como a deep ecology . Não cita o termo ecosofia , mas trilha caminho semelhante, pois agrega: pla- taforma ético-religiosa, proposta de novo estilo de vida, leitura sapiencial do lugar do ser humano em relação aos outros habitantes do planeta, e apelo a diversas instâncias, de cuidar da casa comum . Ao se referir à biosfera e aos seres que a constituem, Francisco usa tanto palavras usuais (natureza) e téc- nicas (ecossistemas), como as religiosas, ao tratá-los respectivamente como “criação” e “criaturas”. “Na tradição judaico-cristã, dizer criação é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e um significado” (LS, 76). Nesse aspecto, se diferencia da deep ecology , que é uma leitura predominantemente filosófi- ca da ecologia, que também transita por várias áreas do conhecimento. (2) O que se entende por ecologia integral? A expressão “ecologia integral” aparece nove vezes na Laudato Si’, além de ser o tema do capítulo IV. Não é simplesmente preservação, nem marketing verde, ou somente en- gajamento ambiental. Ela inclui claramente as dimensões humanas e sociais. Francisco de Assis inspira a prática da ecologia integral, pois ele “vivia com das Criaturas de São Francisco, no dialeto de sua região. O termo “carta encíclica” remonta etimologicamente às missivas da autoridade eclesiástica dirigidas a um círculo amplo de pessoas e grupos. 8 O número nesta referência indica um parágrafo, a obra será referenciada de forma abreviada por “LS,”.

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