Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1
Ecosofia na Deep Ecology e a Ecologia Integral da Laudato Si’: convergência nas diferenças 49 para construir um império” (PANIKKAR, 1994, p. 62). Recomeçar signifi- ca viver um sentido de provisionalidade constante em todas as nossas ocu- pações. Não somos máquinas pensantes, e sim seres livres e filhos de Deus. Parece que a proposta de Panikkar resvala em certo subjetivismo. De- ve-se levar em seu contexto originário a Índia e o Hinduísmo, no qual o conceito de pessoa não se identifica com o de indivíduo. Além disso, o pen- samento de Panikkar não é linear, nem dual. As afirmações não podem ser tomadas separadamente, e sim na relação recíproca com as outras. Para seus interlocutores ocidentais, engajados em movimentos so- cioambientais, paira a suspeita de certo idealismo ou falta de realismo, quando Panikkar sustenta que a adoção de objetivos claros a alcançar e de mecanismos de controle e eficácia levariam à posturas de dominação e into- lerância. A recente da pandemia da Covid-19 mostrou como é angustiante viver o dia a dia sem saber como será o amanhã. No entanto, há que se con- siderar que o olhar desse teólogo, diferentemente da perspectiva de Naess ou de Guattari, não é o da militância. Embora valorize o empenho pela ação transformadora na sociedade, na pólis, Panikkar se concentra nos aspectos do conhecimento e da experiência mística. A contribuição singular de Panikkar, no que diz respeito a uma “sa- bedoria de viver” reside na tentativa bem-sucedida de articular, no mesmo discurso, o ser humano, o cosmos e Deus, o que ele denomina a antro- pologia cosmoteândrica. No dizer de Achille Rossi, Panikkar mostra que estamos destroçados. Nosso conhecimento é fragmentário e temos que nos reintegrar. A solução consiste em retomar a “relacionalidade radical”, a es- treita conexão entre as três dimensões: ser humano, cosmos e Deus. Daí que o ser humano não pode se assentar sobre a verdade absoluta. Deve cultivar o diálogo e a fecundação recíproca. Panikkar oferece uma síntese aberta, não um sistema (ROSSI apud PANIKKAR, 1994, p. 48). Oferece assim as bases para um diálogo com a Ecologia Integral. 5. A ecosofia e a ecologia integral na Laudato Si’ Em 2015 o papa Francisco publicou a encíclica Laudato Si’ , sobre o Cuidado da Casa Comum (FRANCISCO, 2015) 7 . O documento de Fran- 7 Como em todos os documentos oficiais de Igreja Católica, o texto é citado com a sigla do título e o número do parágrafo, e não a página. As palavras Laudato Si’ provem do início do Cântico
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