Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1

Ecosofia na Deep Ecology e a Ecologia Integral da Laudato Si’: convergência nas diferenças 45 temos a percepção, ou a experiência ecológica profunda de sermos parte da teia da vida, então estaremos inclinados a cuidar de toda a natureza viva” (CAPRA, 2003a, p. 29). O físico austríaco, no prefácio da obra “Alfabetização ecológica”, destinada à educadores de crianças e jovens, sustenta que a educação para a sustentabilidade estimula o entendimento intelectual dos princípios da ecologia e cria vínculos emocionais com a natureza. Com isso, as novas gerações desenvolverão uma paixão pela aplicação de seus conhecimentos ecológicos, levando à reformulação das tecnologias e instituições sociais, “de maneira a preencher a lacuna existente entre a prática humana e os sis- temas da natureza ecologicamente sustentáveis” (CAPRA apud STONE; BARLOW, 2006, p. 15). 4. Ecosofia na perspectiva cosmoteoândrica de Panikkar Raimon Panikkar nasceu em 1918, na Catalunha (Espanha), e lá tam- bém faleceu em 2010. Já no núcleo familiar experimentou a diversidade cultural e religiosa: o pai era indiano e hindu e a mãe catalã católica. Com ampla formação acadêmica em química, filosofia ocidental e indiana e teolo- gia, lecionou em várias universidades. Durante mais de vinte anos, Panikkar dividiu o seu tempo entre a Índia e os Estados Unidos. Depois, voltou para a Europa. Criador de uma extensa obra, de mais de 40 livros e mil artigos e entrevistas 3 , tornou-se uma referência mundial acerca do diálogo inter-re- ligioso 4 . Para ele, a religião não é um experimento e sim uma experiência de vida, na qual o ser humano participa da “aventura cósmica”. “Um dos traços que melhor define Raimon Panikkar é o de buscador permanente e apaixonado. Conjuga com sabedoria o amor à vida, a atenção ao cosmos e a abertura ao outro” (TEIXEIRA, 2010, p. 370). Impossível resumir em poucas palavras o complexo e diversificado pensamento de Panikkar. Um dos elementos originais consiste na perspecti- va cosmoteândrica: articular e unificar a faceta cósmica, religiosa a antropo- lógica do ser humano. Ele explica, em linguagem mística: 3 Ver uma lista de suas principais obras em: http://www.raimon-panikkar.org/spagnolo/opere. html 4 Uma boa síntese da biografia e da visão inter-religiosa de Pannikar se encontra no artigo de Faustino Teixera, “Raimon Panikkar: a arriscada aventura no solo sagrado do outro” em Perspec- tiva Teólogica 42 (2010) p. 363-380.

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