Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1
Sinivaldo Silva Tavares 28 métodos sistemáticos de compreensão dos fenômenos, o novo paradigma proposto pelo papa elege a distinção e a articulação como mediações para se escapar da divisão ou da separação em vistas de uma compreensão cada vez mais integral, como expresso na própria etimologia do termo ( cum + prehendere ). A explicitação dessa nova epistemologia revela a guinada efetuada pelo papa Francisco no sentido de não conceber mais os fenômenos a partir de uma lógica linear e rigidamente compartimentada que insiste em dividir em partes a realidade em sua irredutível complexidade. Estamos convencidos de que, na Laudato Si’ , o papa Francisco encarne uma nova sensibilidade epistemológica. Daí a disponibilidade em reviver a experiência originária do conhecer como nascer junto ( cum + nascere ) e, portanto, reconhecer as coi- sas a partir de uma relação constitutiva e vital para com as mesmas. O papa se dispõe, ainda, a recuperar o verdadeiro sentido de compreensão ( cum + prehendere ) como articulação entre as várias dimensões que compõem a complexidade do real: um saber inclusivo, tecido mediante os processos re- cíprocos e complementares da distinção e conjunção. E se dispõe, sobretudo, a redescobrir o sentido mais originário do pen- sar como curar. De fato, pensum , em latim, era uma espécie de unguento que se colocava sobre a ferida para protegê-la e, ao mesmo tempo, curá- -la. Estas ressonâncias etimológicas nos remetem a dimensões intrínsecas de todo conhecimento humano, tais como: a gratuidade, a generosidade e a ética. Lendo a Laudato Si’ , convencemo-nos sempre mais de que o papa Francisco esteja interpelando-nos a pensar juntos com o intuito de curar as feridas abertas de nossa realidade humana, histórica e cósmica. Esta parece ser a motivação última do apelo à aliança entre os vários saberes em vistas do cuidado da casa comum , o nosso planeta. 2.2.1. Distinguir e articular para compreender No decorrer de sua exposição, o papa adota sistematicamente um mé- todo de análise composto por três momentos reciprocamente implicados: distinguir, articular e compreender. E, naturalmente, esses três momentos estão direcionados à destinação ética de todo conhecimento, expressa na semântica do curar. Extremamente coerente ao método adotado, o papa Francisco alcança uma análise aguda e crítica, revelando uma peculiar coe- rência e organicidade entre o conteúdo e a forma de seu discurso.
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