Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 1
Joelson de Campos Maciel 142 Nesse momento, surge Hans Jonas como o primeiro filósofo a enxergar que, primeiro, há a possibilidade real de a vida ser extinta do planeta diante dos acontecimentos trazidos na 2ª Guerra e que são resultantes do desenvolvi- mento tecnológico, sobretudo a bomba atômica e, segundo, deve-se instaurar uma nova ética que tenha responsabilidade para com as gerações futuras. Com isso, Jonas avança no mote Iluminista sapere aude para conscious aude, expressão latina que cunhamos e adotamos como símbolo do pensa- mento jonasiano nesse particular. O caso trazido da UHE Sinop é um exemplo jonasiano sobre o concei- to de utopismo implícito dentro de um processo antientrópico tecnológico, em que claramente há a união entre ciência e tecnologia, com o desprezo dos elementos extra-humanos. Nós estivemos protegidos, cria-se ao menos, por muitos séculos sob a razão absoluta, sob os sistemas fechados e vizinhos de uma natureza que imprimia medo no início, mas que se tornou domesticada ao final. Contudo, após as catástrofes ambientais geradas pelo sapere aude e pelo medo do excesso de poder sobre a Terra, ficamos desprotegidos da som- bra dessa mesma razão, tal qual a mangueira que nasce à beira da árvore de onde caiu como fruto e apenas poderá crescer plenamente se for arrancada do lugar onde está e ser plantada em exposição ao sol. Foi necessário sair dessa sombra da razão, portanto. No início, até dói um pouco e sente-se meio perdido para poder co- nhecer as estruturas interiores, os mecanismos de defesa, conhecer a si como vida biológica nascida do movimento livre e necessário do metabolismo humano. Apenas o peso do gosto pelos hábitos existenciais e menos tecnológicos despertados e encaminhados dentro da conscious aude podem descrever que tipo de humanos seremos agora. Fundar um novo agir não é só partir do contrato social de conceito ingênuo fundado na Aufklärung, nem separar o conceito de equidade trans- geracional do de ética. O conscious aude jonasiana parte do desmascaramento do falso herói que nos domina com o uso da tecnologia. Começa com a morte desse deus que não consegue ver a sua beleza, porque pratica atos violentos, de ruptura. Esse herói moderno desmascarado no conscious aude não descobriu nada de novo, em verdade. Todavia, sabe criticar a sua visão obtusa em ainda resistir ao que pede mudança, ao que seja original e por vir de dentro dele e dos elementos extra-humanos, antes ignorados.
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