A proteção do consumidor e o consumo sustentável: a dimensão global e regional do consumo sustentável e as iniciativas nacionais
Obsolescência planejada e a proteção do consumidor a partir de uma agenda... 181 Acentua-se o problema do lixo quando, ao lado dos materiais or- gânicos, despontaram-se resíduos não biodegradáveis. Conforme Neves e Mendonça, as mudanças industriais e os novos ciclos produtivos, no século XX, despontaram novos tipos de poluição, a partir de produtos mais poluentes, plásticos, dentre outros, por exemplo, equipamentos eletroeletrônicos. Chegou-se a um pico de dramaticidade com a Era dos descartáveis 36 . Assim, chega-se à obsolescência planejada. É que a sociedade não é só voltada para o consumo, mas para o imediatismo, para a novidade, para o supérfluo, para a valorização do ter, do descarte, ou seja, vale pelo que é “novo”; é o “aqui e agora”, mas, logo em seguida, “já é velho e descartável”. E neste o cenário que se instala a obsolescência planejada. Conforme Slade, Justus George Frederick 37 associou a obsolescên- cia às transformações econômicas, pois o ato de destruição do que é ve- lho para introduzir o novo, auxilia e estimula as criações continuamente e também mantém o capitalismo. Sobre tal situação de equiparar o produto que é “velho” ao “defasa- do” Zygmunt Bauman destacou que a curta expectativa de vida de um produto na prática e na utilidade proclamada está incluída na estratégia de marketing e no cálculo de lucros: tende a ser preconcebida, prescrita e instigada nas práticas dos consumidores mediante a apoteose das no- vas ofertas (de hoje) e a difamação das antigas (de ontem) 38 (g.n.). Nessa rota destaca-se a obsolescência 39 ; é a lógica do simples “ter” 40 . Num dado momento, o indivíduo adquiria produtos e serviços para atender as suas necessidades, o que ocorre hoje é que a obsolescência é ba- seada num consumo apenas fundado no lucro e produção sem limites 41 . 36 NEVES, Fábio de Oliveira; MENDONÇA, Francisco. Por uma leitura geográfico-cultural dos resíduos sólidos. Ob cit. p. 165. 37 FREDERICK, Justus George apud SLADE, Giles. Made to break : technology and obso- lescence in America. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2006. p. 59. 38 BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo : a transformação das pessoas em mercadorias. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 39 Obsolescência Programada. Direção e Produção: Cosima Dannoritzer. Espanha: Arte Fran- ce, 2010. (52min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u8zbauvitqQ. Aces- so em: 15 out. 2020. 40 FROMM, Erich. Ter ou ser? [Nathanael C. Caixeiro]. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, p. 45. 41 A História Secreta da Obsolescência Planejada. Direção e Produção: Cosima Dannoritzer. Espanha: Arte France, 2010. (52min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=u8zbauvitqQ. Acesso em: 1 nov. 2020.
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