A proteção do consumidor e o consumo sustentável: a dimensão global e regional do consumo sustentável e as iniciativas nacionais

Raquel von Hohendorff 162 senvolvidas e implementadas para tratar dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento sustentável. Na medida em que os ODS formam a agenda global para o desenvolvimento da sociedade, eles permitirão que as organizações líderes demonstrem como os seus negócios ajudam no avanço do desenvolvimento sustentável, tanto minimizando os impac- tos negativos quanto maximizando os impactos positivos nas pessoas e no planeta. 36 O ODS 12 tem como nomenclatura Assegurar padrões de produ- ção e de consumo sustentáveis, e entre as 8 principais metas, estão a de até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; incentivar as empresas, espe- cialmente as grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios; promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais e garantir que as pessoas em todos os lugares tenham informação relevante e conscientização para o desenvol- vimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. 37 As questões relacionadas às metas deste ODS são essenciais para efetuar mudanças fundamentais na maneira em que nossa sociedade produz e consome bens e serviços. Todos e todas, consumidores e for- necedores com interesses comuns, devem contribuir para modificar os atuais modos pouco sustentáveis de consumo e produção, e adotar medidas para fortalecer a capacidade científica, tecnológica e de inova- ção, com o objetivo de avançar para modos mais sustentáveis. Quan- to às empresas, elas “podem utilizar os ODS como um quadro global para moldar, conduzir, comunicar e relatar as suas estratégias, objeti- vos e atividades, permitindo que essas tirem proveito de uma escala de benefícios” 38 . 36 SDG COMPASS. Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios . [S.l.], 2016. Disponível em: https://sdgcompass.org/wp-content/uploads/2016/04/SDG_ Compass_Portuguese.pdf. Acesso em: 18 out. 2020. 37 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Nações Unidas no Brasil (ONU- BR). Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 : assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https:// www.br.undp.org/content/dam/brazil/glossario_ODS12.pdf . Acesso em: 18 out. 2020. 38 GUIA dos ODS para as Empresas : Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios. 2015. p. 6. Disponível em: https://cebds.org/wp-content/uploads/2015/11/ Guia-dos-ODS.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

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