História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

SUMÁRIO 14
PREFÁCIO 17
Flávia Obino Corrêa Werle 19
PARTE I – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS 21
Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas para história da educação 23
Alessandro Carvalho Bica 23
Simoni Costa Monteiro Gervasio 23
Tobias de Medeiros Rodrigues 23
Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande-RS e a Inspetoria Municipal de Educação 43
Ester Rosa Ribeiro 43
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o manifesto dos pioneiros da educação nova: a contribuição dos/as signatários/as como autores/as (1944-2014) 61
Márcia Cristina Furtado Ecoten 61
Carolaine Kirch 61
Joja da Silva Vaicëulionis 61
PARTE II – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS EM DEBATE 83
Os contornos de um modelo de gestão da educação: a governança em cena 85
Taís Schmitz 85
Os planos municipais de educação no processo de monitoramento: a fiscalização das ações pelos tribunais de contas 105
Marcia Farinella Soares de Campos 105
Políticas de descentralização na gestão da educação: sobre significados e racionalidades em campo de disputas 121
Elton Luiz Nardi 121
Relação público-privada na educação: um estudo em municípios catarinenses 139
Liane Vizzotto 139
PARTE III – IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOS SUJEITOS: “NOVOS” TEMAS E “VELHAS” QUESTÕES 161
Histórias, memórias e narrativas de vidas de mulheres dos quilombos 163
Graziela Rinaldi da Rosa 163
Venine Oliveira dos Santos 163
A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos sobre os males de origem da política educacional brasileira 187
Dênis Wagner Machado 187
Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social 209
Maria Augusta Martiarena de Oliveira 209
Lei nº 13.415/2017: a reforma do ensino médio e suas reverberações para a formação das camadas populares 223
Aline Aparecida Martini Alves 223
Um olhar sobre o Programa Mulheres Mil a partir de duas experiências da economia solidária no Instituto Federal de Pelotas: recicladora de resíduos sólidos e cartonageira à mão 237
Aline Nunes da Cunha de Medeiros 237
Reflexões sobre a situação da juventude na linha de fronteira Brasil/Bolívia: Cáceres 257
Maria do Horto Salles Tiellet 257
Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e a prática educativa 283
Elisete Enir Bernardi Garcia 283

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz