Table of Contents
1
300
História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
SUMÁRIO
14
PREFÁCIO
17
Flávia Obino Corrêa Werle
19
PARTE I – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS
21
Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas para história da educação
23
Alessandro Carvalho Bica
23
Simoni Costa Monteiro Gervasio
23
Tobias de Medeiros Rodrigues
23
Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande-RS e a Inspetoria Municipal de Educação
43
Ester Rosa Ribeiro
43
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o manifesto dos pioneiros da educação nova: a contribuição dos/as signatários/as como autores/as (1944-2014)
61
Márcia Cristina Furtado Ecoten
61
Carolaine Kirch
61
Joja da Silva Vaicëulionis
61
PARTE II – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS EM DEBATE
83
Os contornos de um modelo de gestão da educação: a governança em cena
85
Taís Schmitz
85
Os planos municipais de educação no processo de monitoramento: a fiscalização das ações pelos tribunais de contas
105
Marcia Farinella Soares de Campos
105
Políticas de descentralização na gestão da educação: sobre significados e racionalidades em campo de disputas
121
Elton Luiz Nardi
121
Relação público-privada na educação: um estudo em municípios catarinenses
139
Liane Vizzotto
139
PARTE III – IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOS SUJEITOS: “NOVOS” TEMAS E “VELHAS” QUESTÕES
161
Histórias, memórias e narrativas de vidas de mulheres dos quilombos
163
Graziela Rinaldi da Rosa
163
Venine Oliveira dos Santos
163
A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos sobre os males de origem da política educacional brasileira
187
Dênis Wagner Machado
187
Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social
209
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
209
Lei nº 13.415/2017: a reforma do ensino médio e suas reverberações para a formação das camadas populares
223
Aline Aparecida Martini Alves
223
Um olhar sobre o Programa Mulheres Mil a partir de duas experiências da economia solidária no Instituto Federal de Pelotas: recicladora de resíduos sólidos e cartonageira à mão
237
Aline Nunes da Cunha de Medeiros
237
Reflexões sobre a situação da juventude na linha de fronteira Brasil/Bolívia: Cáceres
257
Maria do Horto Salles Tiellet
257
Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e a prática educativa
283
Elisete Enir Bernardi Garcia
283
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz