História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

97 Taís Schmitz cam se firmarem. Os conceitos de Gestão Democrática e de Governan- ça encontram-se na segunda categoria, ambos estão em uma constante metamorfose, de tal forma que se confundem a ponto de estarmos ex- perienciando como forma de gestão a Governança Democrática. Res- saltando que, independentemente da alocação de recursos financeiros, ciranda de propostas, o que se observa é a implementação de propostas pedagógicas que objetivam a reforma do Estado, monitorando as ações a fim de que obtivessem o máximo de eficiência e eficácia, com o míni- mo de recursos. Tais ações têm fomentado a naturalização da Governança, as- sim, na prática passamos de uma modelo de Gestão Gerencial, am- plamente apregoado em diferentes contextos, para o de Governança Democrática, reestruturando os tempos e espaços da escola, através de novas formas de gestão dos processos e rotinas administrativas e peda- gógicas, além da busca desenfreada por parceria com o setor privado. E esta reconfiguração do conceito de gestão se reconstrói na prática utilizando a denominação de Gestão Democrática , havendo o movimento de naturalização destes novos mecanismos de gestão sobre seus pilares, abrigando, assim diferentes sentidos e significados:

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz