História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

95 Taís Schmitz Ensino Superior, a dita Boa Governança, ou ainda denominada como Governança Democrática . EM CENA A GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA A humanidade passa por um novo processo civilizatório, e a centralidade desse ciclo é o Conhecimento em movimento. Portanto a educação escolar não passa incólume por tudo isso, muito pelo con- trário, podemos citar quatro grandes características desta realidade: 1) velocidade, 2) conectividade, 3) intangibilidade e 4) inovação, sendo estes fatores basilares do fomento da Governança, entendida como ex- pressamos a seguir. O conceito de governance surge, com maior ênfase, voltado para a gestão pública e pela voz do Banco Mundial. Gover- nança nasce na e para a esfera pública. Ele aparece pela primei- ra vez em um documento oficial em 1992, em um relatório do Banco Mundial intitulado Governance and Development , e define governança como: a maneira com a qual o poder é exercido na gestão dos recursos sociais e econômicos de um país, visando seu desenvolvimento. [...] Governança refere-se a padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econô- mico, incluindo-se aí não apenas os mecanismos tradicionais de agregação e articulação de interesses, tais como os parti- dos políticos e grupos de pressão, como também redes sociais informais (de fornecedores, famílias, gerentes), hierarquias e associações de diversos tipos. (DINIZ, 1997, p. 398 - 399). Nesse contexto, Governança Democrática pode ser compreen- dida como um sistema pelo qual as organizações/instituições são con- duzidas e monitoradas envolvendo toda as relações entre as mais dife- rentes instâncias administrativas com a finalidade de aumentar o valor agregado das mesmas, facilitando acesso ao capital. É perceptível que o conceito de Governança ganhou relevância primeiramente no âmbito corporativo, sendo posteriormente transposto do privado para o pú- blico, seja no tocante a gestão seja na elaboração de políticas públicas. Portanto, a Reforma Gerencial é um aspecto basilar para aumentar o processo de Governança do Estado, bem como para melhorar a gover- nabilidade democrática do sistema político, isto inclui a gestão da edu- cação e as políticas públicas educacionais como um todo. Lembrando que, no decorrer deste processo a educação aparece como não sendo

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz