História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

87 Taís Schmitz que, por conseguinte, fomentam conflitos que são inerentes às relações sociais e, portanto, suas práticas se desenvolvem em arenas 3 , campos de discussão, onde os embates teóricos, políticos e ideológicos são ten- sionados e travados nas disputas de poder. Logo, o que o está continua- mente em disputa são distintos projetos de sociedade e muitas vezes há um abismo entre o que é anunciado, salvaguardado em lei e o que implica ou naturaliza a sua execução no movimento do real. A discus- são sobre tais políticas articulou-se a processos amplos, onde o processo real, de acordo com Ball (2004), não se dá em fases lineares e bem deli- mitadas. Por se tratar de um processo decisório de cunho político, a sua natureza é híbrida e labiríntica, sendo seus limites imprecisos, incertos e por vezes inconstantes. Todas estas questões, devidamente ponderadas, tendem a fo- mentar que um processo de análise de gestão da educação pode acon- tecer por diversas perspectivas e caminhos. Dourado (2007) enfatizou a necessidade do cuidado em não restringir esta análise a uma simples descrição de processos. Necessitamos apreendê-las e, sobretudo, com- preendê-las no âmbito das relações sociais no contexto de disputa das diferentes arenas políticas existentes, fomentando as condições para sua proposição, regulação e materialidade. No seu processo de materializa- ção a Gestão Democrática também é perpassada pelas particularidades dos muitos sentidos que envolvem esta prática de gestão. Tendo em vista este cenário de constante tensionamento entre as diferentes composições de sentido que se aplicam à Gestão Democrá- tica desde a sua instituição no ensino público, percebe-se os conceitos de Gestão Democrática e de Governança ainda buscam se firmarem, estando em constante metamorfose, de tal forma que sua terminologia se confunde em diferentes momentos. Mas este movimento tem propi- ciado significativos avanços ao fomentar sentimentos contraditórios nos sujeitos, de modo a se fazerem resilientes frente a estas políticas. Nessa perspectiva, a gestão da educação costuma ser uma te- mática tratada como reflexo imediato do contexto macro ao micro e vice-versa. Sob a verificação da ausência de Gestão Democrática – ob- jetivada, simplificada ou reduzida a certo tratamento genérico dos seus mecanismos, surge forte tendência a Gestão Gerencial, nos moldes “es- cola-empresa”. Por ser parte da história a adequação dos mecanismos 3 Cf. Dicionário Michaelis online, arena é um local de contenda ou discussão. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Odee> . Acesso em: 7 jul. 2019.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz