História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

85 OS CONTORNOS DE UM MODELO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO: A GOVERNANÇA EM CENA Taís Schmitz 1 Roda mundo, roda-gigante Roda-moinho, roda pião O tempo rodou num instante Nas voltas do meu coração. (CHICO BUARQUE) Pois, Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre. (MIGUEL SOUSA TAVARES) (RE)ORGANIZANDO IDEIAS O mundo acadêmico é perpassado por uma fina teia que institui ao mesmo tempo que é instituinte de diferentes e complexos outros mundos , cuja centralidade se dá na produção e divulgação dos conheci- mentos nele produzidos, onde estes só se materializam quando outros atores sociais dele se apropriam e o ressignificam. O presente texto é 1 Doutora em Educação da PUCRS (2013) - Linha de pesquisa Formação, Políticas e Prá- ticas em Educação, Mestrado em Educação pela UNISINOS (2007) - Linha de pesquisa Educação, História e Políticas, especialização em Gestão Escolar pela UCB (2004) e gra- duação em Pedagogia – Supervisão Escolar pelo UNILASALLE (2002). É integrante do projeto de pesquisa Pedagogia do Inédito-viável: um paradigma emergente, vinculado a PUCRS e Trânsitos entre discursos pedagógicos e escolares: articulações, repercussões e transformações, vinculado a UERGS. Atua como professora adjunta - dedicação exclusiva na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e como professora-bolsista do curso de Pedagogia do IFRS (PARFOR). Atualmente pesquisa sobre a gestão da escola em tempos de Infoxicação: e a construção de habilidades assertivas nos nativos digitais.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz