História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

81 Márcia Cristina Furtado Ecoten, Carolaine Kirch e Joja da Silva Vaicëulionis GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação . 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 122 p. (Coleção Educadores). NUNES, Clarice. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): o compromisso de uma sociedade educada. Revista Brasileira de Estu- dos Pedagógicos , Brasília/DF: INEP, vol. 96, número especial, 2015, p. 51-88. PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História da Educação . São Paulo: Editora Ática, 1997. ROTHEN, José Carlos. INEP com seus 70 anos: um senhor maduro em constante busca de sua identidade. In: MORAES, Jair Santana (Org.). O INEP na visão de seus pesquisadores . Brasília/DF: INEP, 2008, p. 13-30. SAVIANI, Dermeval. A Política Educacional no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil – vol. III – Século XX. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005, p. 30-39. _____. História das Ideias Pedagógicas no Brasil . 2. ed. Campinas/SP: Au- tores Associados, 2008.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz