História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

80 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o manifesto dos pioneiros da educação nova:... signatários(as) apresentam publicações com temáticas bem distintas, relacionadas a estudos sociais, antropologia e educação, orientação edu- cacional, reflexões sobre o manifesto, educação no império, estudos científicos na escola primária e secundária. Podemos perceber, a partir dos quadros apresentados no tex- to, as distintas áreas de atuação dos(as) signatários(as), suas identidades políticas e inclinações teóricas, o que é demonstrada pelas inúmeras temáticas trabalhadas em seus artigos publicados na RBEP. Sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), cabe ressaltar sua importância entre os documentos educacionais bra- sileiros. Naquele momento histórico, o texto se apresentou como uma exigência pública para que governo e Estado assumissem novas respon- sabilidades educacionais, conclamando o povo e o governo a, finalmen- te, iniciarem uma obra que, desde a implementação da República, já deveria ter sido iniciada. Impossível não destacarmos ainda, a riqueza de seu conteúdo. Mesmo depois de passados mais de oitenta anos de sua publicação, o texto continua propiciando aos(as) pesquisadores(as) inúmeras releituras, o que produz novos conhecimentos relacionados à História da Educação Brasileira. REFERÊNCIAS CURY, Carlos Roberto; CUNHA, Célio da (orgs.). O Manifesto Educador: os pioneiros 80 anos depois. Revista Brasileira de Estudos Pedagógi- cos , Brasília/DF: INEP, vol. 96, número especial, 2015. CUNHA, Marcus Vinícius da. Estado e Escola Nova na História da Educação Brasileira. In: SAVIANI, Dermeval (Org.). Estado e Políticas Educa- cionais na História da Educação Brasileira . Vitória/ES: EDUFES, 2010, p. 253-282. FAUSTO, Bóris. História do Brasil . 6. ed. São Paulo: EDUSP, 1999. FREITAS, Marcos Cezar de. Educação Brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas dos manifestos. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Ma- ria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil – vol. III – Século XX. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005, p. 165-181. GADOTTI, Moacir. Manifesto Político e Civilizatório. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Brasília/DF: INEP, vol. 96, número especial, 2015, s/p.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz