História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

79 Márcia Cristina Furtado Ecoten, Carolaine Kirch e Joja da Silva Vaicëulionis vedo e Manoel B. Lourenço Filho. Do total de cento e quinze artigos produzidos pelos(as) signatários(as), oitenta e nove deles foram escritos pelos componentes da “trindade cardinalícia do movimento brasileiro da Escola Nova”, como aponta Saviani (2008, p. 207). Anísio Teixeira é o autor com maior número de publicações dentre os/as signatários do Manifesto. O educador publicou quarenta e cinco artigos, sem contar as republicações, versando sobre diferen- tes temas, como processo democrático da educação; escola e sociedade; educação e unidade nacional; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); educação brasileira; educação do estado da Bahia; financiamen- to e finanças da educação; educação e cultura; ensino primário e muni- cipalização; ensino secundário; problemas de formação no magistério; ensino superior; a liberdade humana e as universidades; escola pública, universal e gratuita; educação e privilégio; o espirito científico; filosofia; entre outros. Temas como Educação de Adultos, educação pré-primária, edu- cação rural mexicana, professores de escolas primárias rurais, formação de professores primários, LDB, redução do analfabetismo no Brasil, estudo e avaliação, educação e problema nacional, problemas do ensino secundário, educação e desenvolvimento, orientação educacional, esta- tísticas e educação, estrutura da educação, ensino particular e estado, estudos pedagógicos brasileiro, municípios e estado cooperando pela educação, educação nacional foram trabalhados nos trinta e dois artigos publicados por Manoel Lourenço Filho. Fernando de Azevedo teve uma participação um pouco menos numerosa que seus companheiros. No total, o autor publicou doze arti- gos na RBEP, com as seguintes temáticas: diálogos educacionais, novos horizontes educacionais, cultura brasileira, análise do Brasil, as univer- sidades no futuro, o idealismo e o público, raízes de instituições, pro- blemas do período, entre outros. Dentre os demais signatários(as), destaca-se a atuação de Al- meida Júnior, que publicou quinze artigos. A maioria deles, sobre en- sino livre, LDB, ensino superior, ensino normal, educação higiênica, repetência e promoção, além de relatórios e respostas a pareceres, que também fazem parte das publicações do periódico. Temas relacionados a fontes para História da Educação no Bra- sil, formação de professores, relação de educação norte-americana e a Educação no Brasil, educação no Distrito Federal são trabalhados nos quatro artigos publicados por Francisco Venâncio Filho. Os(as) demais

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz