História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

76 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o manifesto dos pioneiros da educação nova:... Anísio Spínola Teixeira (1900-1971), é autor de quarenta e três artigos (sendo que dois deles foram publicados novamente, em 1989 e 1990). O autor escreveu sobre escola e sociedade, o processo demo- crático da educação, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), financiamento educacional, cultura, educação pública, universal e gratuita, formação discente e docente, educação como privilégio. O autor, de longe, teve o maior número de produções e, mesmo após a sua morte, a RBEP publicou reedições de seus textos. A RBEP publicou trinta e dois artigos de Manoel Lourenço Filho (1897-1970), com temáticas sobre educação de adultos, educação rural, formação de professores, LDB, analfabetismo, orientação educa- cional, atualidade da educação, e alguns estudos. Outro signatário do Manifesto que tem significativa produção na RBEP é Antônio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971). Com quinze artigos publicados, o autor abordou temas relacionados ao ensi- no livre, LDB, ensino superior, repetência, relatórios e pareceres. Fernando de Azevedo (1894-1974), redator do texto do Mani- festo dos Pioneiros da Educação Nova, escreveu doze artigos, trazendo diálogos educacionais, novos horizontes para a educação, cultura, relação entre professor e alunos, idealismo, problemas e exemplos do período. Podemos perceber claramente, até aqui, a participação fun- damental dos três principais educadores do período e signatários do Manifesto, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Manoel Lourenço Filho. Se formos analisar quantitativamente a produção destes três inte- lectuais, teremos um total de oitenta e sete artigos publicados. A produ- ção total de todos(as) os(as) signatários(as) na RBEP é de cento e treze artigos. O quadro abaixo traz uma representação do número de artigos e as temáticas trabalhadas pelos(as) signatários(as) na RBEP. Quadro 2 – Signatários(as) Como Autores(as) AUTOR/A Nº ARTIGOS TEMÁTICAS Anísio Spínola Teixeira 43 Processo democrático da educação; escola e sociedade; educação e unidade nacional; LDB; educação brasileira; educação do estado da Bahia; financiamento e finanças da educação; educação e cultura; ensino primário e mu- nicipalização; ensino secundário; problemas de formação no magistério; ensino superior; a liberdade humana e as universidades; escola pública, universal e gratuita; educa- ção e privilégio; o espirito científico; Tecnologia; Filoso- fia; Sociologia; teoria lógica de Dewey; a ciência e o Hu- manismo; Arte de Educar; mestres do amanhã; reflexões.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz