História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
72 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o manifesto dos pioneiros da educação nova:... Um ponto que deve ser destacado é a ligação de vários(as) de- les(as) com Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, autores que mais publicaram na Revista Brasileira de Estudos Pedagó- gicos. No total, dez signatários(as) tem relação direta com um dos três, sendo inclusive indicados por eles para os cargos em que atuavam. CONTEXTO HISTÓRICO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DO MANIFESTO A herança do Império, em relação à educação, foi precária: algu- mas escolas isoladas de ensino secundário e superior, umas poucas esco- las de ensino primário, e nada mais. Neste período, ainda não tínhamos um sistema articulado de educação pública. Paulo Ghiraldelli Júnior, em sua obra História da Educação (1994), traz uma citação de Paschoal Lemme, um dos signatários do Manifesto, que descreve a situação da educação no Brasil na época: As poucas escolas públicas existentes nas cidades eram fre- quentadas pelos filhos das famílias de classe média. Os ricos contratavam preceptores, geralmente estrangeiros, que minis- travam aos filhos o ensino em casa, ou os mandavam a alguns poucos colégios particulares, leigos ou religiosos, funcionando nas principais capitais, em regime de internato ou semi-inter- nato. Muitos desses colégios adquiriram grande notoriedade. Em todo vasto interior do país havia algumas precárias esco- linhas rurais, em cuja maioria trabalhavam professores sem qualquer formação profissional, que atendiam as populações dispersas em imensas áreas [...]. (p. 26-27). Desde o ingresso na República, em fins do século XIX, surge o desafio que marcou o projeto político republicano de modernização do país, para o que se fazia necessário o desenvolvimento da indus- trialização, da urbanização e, sobretudo, da educação. A discussão do projeto nacional foi ingrediente fundamental desse momento histórico, ou seja, a construção do Brasil moderno, nos marcos do modelo ca- pitalista, necessitava do desenvolvimento da educação. A expansão da escola pública foi elemento de destaque nos debates educacionais do período. Mas, efetivamente, pouco se fez para que tal necessidade fosse posta em prática. Durante Primeira República (1889-1930) veio à tona a evolu- ção de ideias pedagógicas que culminaram em dois movimentos ideo-
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