História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
70 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o manifesto dos pioneiros da educação nova:... Edgar Süssekind de Mendonça Em 1921 participou, junto com Francisco Venâncio Filho e Arman- da Álvaro Alberto da fundação da Escola Proletária de Meriti, depois nomeada Escola Regional de Meriti. Integrou o grupo original que fundou a Associação Brasileira de Educação em 1924 e colaborou intensamente na Reforma Fernando de Azevedo no Distrito Federal entre 1927 e 1930. Professor de Ciências Físicas e Naturais da Esco- la Normal, onde proferiu a conferência “A Escola Nova na Doutrina Marxista”. Fernando de Azevedo Professor, diretor da “Biblioteca Pedagógica Brasileira” na Companhia Editora Nacional Francisco Venâncio Filho Participou da fundação da Associação Brasileira de Educação. Em 1932 integrava a equipe de Anísio Teixeira, sendo responsável pela chefia do Ensino Secundário Geral e Profissional do Distrito Federal. Hermes Lima Em 1932, além de jornalista, era professor livre-docente de direito constitucional da Faculdade de Direito de São Paulo e de Sociologia Geral no Instituto de Educação Caetano de Campos. J. P. Fontenelle Especialista em Saúde Pública, era professor na Universidade do Rio de Janeiro e integrava, em 1932, a equipe de Anísio Teixeira na admi- nistração da Instrução Pública do Distrito Federal. José Getúlio da Frota Pessoa Jornalista, subdiretor da Instrução Pública no Distrito Federal (1932). Júlio Afrânio Peixoto Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Medicina e do Instituto Histórico e Geográ- fico do Rio de Janeiro, professor de Higiene na Faculdade de Medicina e de História da Educação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, catedrático da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro Júlio César Ferreira de Mesquita Filho Diretor do jornal O Estado de São Paulo (1932). Manoel Bergstrom Lourenço Filho Membro da Academia Paulista de Letras, diretor do Instituto de Edu- cação do Distrito Federal, chefe de Gabinete do Ministro da Educação e Saúde Pública, Francisco Campos (1931). Mário Casasanta Inspetor Geral da Instrução Pública de Minas Gerais (1931), reitor da Universidade de Minas Gerais (1932), diretor da Imprensa Oficial do Estado (1932. Noemy Marques da Silveira Rudolfer 1930-1931 foi chamada por Lourenço Filho para organizar o apoio psicopedagógico às escolas, implantando o Serviço de Psicologia Aplicada. Fernando de Azevedo, além de convidá-la para subscrever o Manifesto, a indicou para substituir Lourenço Filho na cadeira de Psicologia Educacional do Instituto Pedagógico (antiga Escola Normal de SP). Paschoal Leme Colaborou nas Reformas da Instrução Pública do Distrito Federal li- deradas por Fernando de Azevedo (1927-1930) e por Anísio Teixeira (1931-1935). Quando subscreveu o Manifesto integrava a equipe de Anísio Teixeira no Distrito Federal.
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