História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
61 REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS E O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: A CONTRIBUIÇÃO DOS/AS SIGNATÁRIOS/ AS COMO AUTORES/AS (1944-2014) Márcia Cristina Furtado Ecoten 1 Carolaine Kirch 2 Joja da Silva Vaicëulionis 3 INTRODUÇÃO A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), se tornou uma fonte fundamental para estudos relacionados à temática educacio- nal. Tal fonte foi criada em 1944, vinculada ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP, fundado em 1938) órgão com “funções primordiais: documentação, pesquisa e a divulgação pedagógica”. (RO- THEN, 2008, p. 17). Dentro destas três funções do órgão, a RBEP se configura como principal meio de divulgação, tanto da legislação edu- cacional, quanto de estudos e fatos relacionados à educação brasileira. Desde sua criação vem trazendo importantes contribuições de educa- dores brasileiros e estrangeiros, que repercutiram no pensamento pe- 1 Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2013). Possui graduação em História – Licenciatura Plena, pela mesma universidade (2009). Bol- sista de Apoio Técnico CNPq, no projeto A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a Discussão sobre Indicadores de Qualidade da Educação no Brasil (1972-2014). 2 Graduanda em Letras-Português e Espanhol pela Universidade do Vale do Rio dos Si- nos – UNISINOS. Bolsista CNPQ/ edital Universal no projeto: A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a Discussão sobre Indicadores de Qualidade da Educação no Brasil (1972-2014). 3 Graduanda em Letras - Português e Espanhol pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista PIBIC/CNPQ no projeto: O Pensamento Educacional e os Indi- cadores de Qualidade da Educação no Brasil na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1972-2017).
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