História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
58 Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande-RS... em relação a imigração. A tolerância a métodos de ensino e o emprego de professores estrangeiros em uma atmosfera nacionalista tornam evi- dentes a apropriação diferenciada das prescrições pela Inspetoria. Ganzerla (apud ABREU, 2007, p. 256), embora falando sobre medidas nacionalistas nas zonas rurais do estado do Rio Grande do Sul apresenta uma importante contribuição que permite entender a relação da Inspetoria, e da própria prefeitura com a comunidade. De acordo com ele os responsáveis pela aplicação da lei pertenciam em todos os sentidos à comunidade, da qual dependiam e onde sabiam que perma- neceriam, por toda a vida. A Inspetoria mantinha uma boa relação com a comunidade e demonstrava que, no momento em que foi necessário, ela se fez presente e apresentou uma solução. E poderia dessa forma contar com a comunidade para apoios, como por exemplo, em relação à política. Percebo que a Inspetoria de Educação buscava um equilíbrio entre as políticas educacionais e os vínculos na comunidade expressos nos exemplos das sindicâncias. Nos casos estudados ocorreu o uso di- ferenciado das prescrições nacionalistas da educação. Tal fato se deve aos vínculos com a comunidade e a busca pela manutenção do poder. Ao Inspetor era necessário o apoio da comunidade para permanecer no cargo, pois como citado, a comunidade poderia denunciar ao prefeito. Defendo que em Rio Grande a Inspetoria buscava manter um bom relacionamento com a comunidade, sempre que possível atendendo as suas demandas e visando um equilíbrio com as prescrições nacionais. REFERÊNCIAS ABREU, Luciano Aronne. RS estadonovista : interventores e interventorias. São Leopoldo, 2005. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2005. ______. Um olhar regional sobre o Estado Novo . Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. BASTOS, Maria Helena Câmara. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942) : o novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.
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