História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

57 Ester Rosa Ribeiro da professora, ela deveria seguir atentamente as determinações que lhe fossem passadas pela Inspetoria. Pela leitura dos documentos entendo que pode ter ocorrido um erro da Inspetoria em não realizar as inspeções, não cumprido seu papel de fiscalizadora da educação. Dessa forma penso que pode ter havido um esmorecimento da professora em relação às evasões e a comunidade, vendo a escola sem condições materiais retirou seus filhos da escola. Na tentativa de apresentar à comunidade que estava seguindo as determi- nações nacionais, a professora acaba sendo transferida. A ideia dos relatores era fazer com que a transferência da profes- sora fosse vista pela comunidade como um benefício, uma melhora na qualidade educacional. A questão do prédio não foi mais abordada na segunda sindicância, talvez pela falta de verbas da Inspetoria, já citada inclusive. Dessa forma entendo que a relação da comunidade com a Inspetoria e a prefeitura novamente prevaleceram. Entendo que a questão da Escola n° XII ia além das políticas nacionalistas, chegando até a relação com a comunidade. A Inspetoria precisou tomar posição no jogo entre três variáveis: a política nacio- nalista, o corpo docente do município e a comunidade da localidade. Tendo em vista que a Inspetoria havia falhado na comunidade, em não realizar periodicamente as inspeções, era necessário, em meu entendi- mento, apresentar à comunidade uma solução. A Inspetoria fazia parte de um sistema maior que era a Prefeitu- ra, e que para manter-se no poder precisava manter boas relações com a comunidade. Dessa forma a Inspetoria, no caso da Escola n° XII, prefe- riu manter as boas relações, apresentando como solução a transferência da professora. CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebi que a Inspetoria de Educação de Rio Grande cumpria o papel de verificadora e fiscalizadora, de forma diferenciada. Havia a utilização da mediação com a comunidade e com as políticas públicas. Meu argumento sobre essa diferenciação tem três aspectos: imigração, comunidade e equilíbrio entre o nacional e o municipal. Entendo que em Rio Grande houve tolerância com os estran- geiros no campo da educação. Um local que teve seu desenvolvimento atrelado ao capital estrangeiro haveria de ter uma postura diferenciada

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