História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

52 Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande-RS... plantar, ou que está em curso, em cada momento histórico, ou em cada conjuntura. Portanto, diz Santos e Ferreira (2001, p. 10), toda a inspeção está subordinada a uma concepção de educação que fundamenta uma política exarada ou em vigor. Sua função, especificamente, é garantir o cumprimento de uma determinada política em práticas pedagógicas e vistoriar que se tornem efetivas as suas prescrições. Dessa forma no Estado Novo a inspeção escolar era uma forma de controlar a educação e observar como estava se dando a implemen- tação das políticas educacionais determinadas. Através das prescrições das políticas educacionais emanava o trabalho do inspetor. Por meio das inspeções, vistorias e relatórios o inspetor efetivava o controle das políticas educacionais nacionalistas do período. A ATUAÇÃO DA INSPETORIA DE EDUCAÇÃO DE RIO GRANDE EM DOIS CASOS Para ilustrar como eram as relações entre a inspetoria de edu- cação com a aplicação das políticas públicas educacionais do período de estudo, bem como sua relação com a comunidade analisei 2 casos que considero importantes. O primeiro é a sindicância que ocorreu no Ginásio Lemos Júnior no ano de 1936, envolvendo professores estran- geiros que lecionavam na escola, desde 1929, alunos e o inspetor de alunos da instituição. O inspetor citado nos autos da sindicância não era funcionário da Inspetoria de Educação, ele era responsável pela dis- ciplina dos alunos dentro da escola. Em 23 de outubro de 1936 dirigiram-se a prefeitura de Rio Grande - R.S. 3 professores estrangeiros que lecionavam no Ginásio Lemos Júnior, eles foram para entregar ao prefeito uma carta. Junto a carta foi entregue um recorte do jornal “A Gazeta”, do dia anterior. O motivo que os levou a prefeitura era relacionado ao artigo do jornal, onde era solicitada a saída deles da escola. Tal recorte de jornal é uma nota onde consta a visita de alunos do ginásio que relataram a si- tuação da escola depois que os professores estrangeiros passaram a lecio- nar. No recorte nota-se conteúdo nacionalista, como por exemplo, a su- gestão feita para que professores rio-grandinos lecionassem no ginásio. A justificativa é de que todos os citados seriam “capazes de realizarem uma obra grandiosa de instrução e patriotismo”. Bem como também na

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