História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
50 Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande-RS... ele aponta falhas e sugere soluções, mas a palavra final é do prefeito. Durante o Período Vargas o prefeito Antonio Rocha de Meirelles Leite deixou a prefeitura para ser “Secretário de Estado dos Negócios das Obras Públicas”. Percebo que politicamente Rio Grande mantinha boas relações com o governo estadual. Controle, fiscalização e até punição parecem-me sempre estive- ram atrelados, ao longo da história educacional, à inspeção escolar. Ferrei- ra e Fortunato (p. 2) ao se referirem ao controle da qualidade da educação afirmam que este controle era exercido antes mesmo do Estado Novo; Como controle vertical e pontual exercido pela inspeção que controlava, literalmente, questões pontuais nas escolas, ques- tões estas que garantiam a formação de uma determinada cidadania considerada a necessária para a época, através de visitas de profissionais que exerciam este cargo com estas res- ponsabilidades. (FERREIRA; FORTUNATO, 2006, p. 2). A campanha de nacionalização do ensino, foi muito presente no Rio Grande do Sul nas regiões coloniais italiana e alemã. A ênfase era nos conteúdos nacionais, em especial nas disciplinas de história e geografia do Brasil e no combate a ideias divergentes do ideal nacional. Também o ensino em português era obrigatório, sendo combatido o ensino em alemão ou italiano, haja vista que o idioma também cons- titui a identidade de um povo. Assim combater o ensino em língua diferente do português era afirmar a soberania e a identidade brasileira. Durante o mandato de Coelho de Souza como secretário es- tadual de educação houve uma reforma no sistema educativo através de quatro frentes: legislação, reestruturação da secretaria, ampliação da rede e orientação, supervisão e inspeção. Para combater as ideias divergentes do nacionalismo, como no sul do Brasil. Foram criadas políticas e ações para plasmar o ideal nacional. Entre as ações estão a obrigatoriedade do ensino em língua portuguesa e o estudo da história e geografia do Brasil. Coelho de Sou- za (apud GERTZ 2005, p. 89), descrevia dessa forma os objetivos da política educacional no Rio Grande do Sul: [...] sem vacilações... sem transações com o espírito negativis- ta, temos procurado orientar as novas gerações no sentido da beleza moral da vida e do cumprimento do dever cívico, ao reconhecimento dos valores espirituais, à consagração à Pá- tria ao ideal da unidade brasileira, à disciplina da vontade, à vocação da ordem, à austeridade da conduta, à elegância das atitudes. (SOUZA apud GERTZ, 2005, p. 89).
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