História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

49 Ester Rosa Ribeiro Que a Inspetoria ficou deveras satisfeita com o exito alcança- do, pois o programa, em suas diversas partes, foi cumprido à risca, tendo contribuído muito para o brilhantismo da mesma a honestidade e boa vontade mostradas pelas professoras e alu- nos das nossas escolas. Entretanto um documento anterior, uma circular enviada pelo inspetor contradiz um ponto: a questão da “boa vontade”. Salienta o Inspetor na circular: Que é das obrigações e atribuições dos professores tomarem os mesmos parte ativa e eficiente em todas as comemorações de caráter escolar em qualquer dia e hora, logicamente, determi- nadas pela autoridade competente e superior. Alerta ainda o inspetor que caso os professores não cumpram as determinações nas festas sofrerão suspensões e perda de vencimentos. Saliento que mesmo que as políticas e as determinações incutissem a ideia de nacionalismo nos professores e alunos, o êxito só era possível através de um rígido controle. A preocupação referente aos conteúdos nacionalistas e festas cívicas, não se repete na questão das condições materiais em que se encontravam as escolas. Do material coletado entre os anos de 1936 e 1942 existem 20 documentos entre ofícios, relatórios, inventários e pe- didos que apresentam e buscam soluções para as condições das escolas. No ofício do dia 16 de março de 1936 o inspetor relata a situação do prédio de uma escola localizada em uma ilha, e ao fim aguarda ordens do prefeito sobre o que realizar; Numa das últimas marés a água abeirou-se da escola ameaçan- do o edifício da mesma. Há, portanto, iminente perigo de ser o referido prédio da escola tragado pelo mar. Trago o fato ao conhecimento de V. Ex. para serem tomadas as necessárias pro- videncias, para o que desde já, esta Inspetoria aguarda ordens. Entendo que o inspetor deveria aguardar o que fazer, haja vista a grandiosidade do acontecido era necessário dispor de grandes somas para realizar o conserto. Porém o controle do prefeito era tanto que até um simples conserto na fechadura deveria ter autorização: “solicito autorizar a DVO fazer reparo, urgente, na fechadura da porta de acesso da Escola Graduada II”. Observando a documentação da Inspetoria percebo que as ins- peções passaram a serem mais rigorosas, apontando falhas e cobrando as medidas sugeridas. Entretanto o inspetor não tem poder de ação,

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