História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
46 Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: o caso de Rio Grande-RS... Grandes companhias de teatro e balé, rumo a Porto Alegre ou Buenos Aires, faziam escala, com apresentações nos vários tea- tros da cidade, também repleta de cinemas e praças, onde aos domingos as famílias iam passear. (OLINTO, 1996, p .157). O centro da cidade foi remodelado e “desenvolveu-se na cidade velha uma urbanidade sob influência francesa onde os prédios lusos e barrocos foram substituídos ou remodelados sob outros estilos de arqui- tetura”. (MARTINS, 2005, p.13-4). Essa pujança era fruto do desen- volvimento da economia da cidade, que segundo Martins (2005, p. 15) a situação de cidade portuária e industrial a beneficiava numa economia nacional ainda não integrada, e que assim sendo a favorecia. A partir de 1908 teve início a construção do até hoje denomi- nado Porto Novo. A empresa responsável pela construção foi a Cie. Française. Com a vida da companhia muitos operários de outros esta- dos vieram para Rio Grande, bem como também imigrantes de diversas nacionalidades. A população de Rio Grande, segundo os sensos, entre os anos de 1890 e 1940 sofreu um acréscimo de aproximadamente 40%, pas- sando de 24.653 para 60.802 habitantes. A população crescente da ci- dade solicitava a Inspetoria de Educação do Município escolas em zonas rurais ou nos locais de expansão. Como é possível verificar nesta cor- respondência, datada de 21 de julho de 1930, da Inspetoria das Escolas Municipais ao Intendente Municipal: Passando às mãos de V. Exa. a presente solicitação dos mora- dores da linha do Matadouro, cumpre-me accentuar a justiça do pedido nella contido, principalmente porque sendo uma zona de franco desenvolvimento, não possue um só estabele- cimento de ensino localisado em condições de facil accesso às creanças que ali residem. [...] Com a ascensão de Vargas ao Poder ocorreu no Brasil um gran- de estimulo ao desenvolvimento industrial e a tentativa de união dos mercados nacionais. Segundo Martins (2006, p. 161) houve a substitui- ção de uma economia nacional formada por várias economias regionais para uma economia nacional localizada em diversas partes do território nacional. As economias concorrentes foram desaceleradas, como ocor- reu com as cidades fabris sul-rio-grandenses. Porém ainda segundo Martins (2006, p. 162) houve uma con- tradição que fez com que as economias concorrentes tivessem uma so- brevida: a Grande Depressão e 1929 e a Segunda Guerra Mundial. Os
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