História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

43 POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS EM EDUCAÇÃO ENTRE 1930-1945: O CASO DE RIO GRANDE-RS E A INSPETORIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Ester Rosa Ribeiro 1 Entendo a pesquisa em história da educação através da conjuga- ção dos saberes da história e dos saberes da pedagogia. Acredito que o his- toriador da educação pode perceber através de suas pesquisas as origens de algumas questões atuais da educação. Cito, por exemplo, a questão das políticas públicas e a maneira como as mesmas são recebidas e imple- mentadas nos sistemas de ensino e nas escolas públicas. A pesquisa que deu origem a este texto tem como seu lócus o município de Rio Grande, e a atuação da Inspetoria das Escolas Municipais no período entre 1930- 1945. Minha intenção foi contribuir para a construção de conhecimento histórico sobre a educação do município de Rio Grande. O CAMINHO TEÓRICO E METODOLÓGICO DA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO À TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA Os documentos da Inspetoria são ricos de informações, cons- tituem um corpus documental importante e interessante para observar como as políticas educacionais eram recebidas e introjetadas/aplicadas ou não na prática cotidiana das escolas, das instituições de educação e do próprio inspetor. O uso em minha pesquisa de documentos históri- cos, foi amparado em Saviani (2004), que diz: 1 Mestra em Educação UNISINOS (2012). Especialista em Educação - núcleo de História da Educação na Universidade Federal de Pelotas (2010). Graduada em História - Licencia- tura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, (2007). Pesquisa sobre História da Educação durante o Estado Novo (1939-1945) e ensino de história, tendo publicações e participação em eventos e grupos de pesquisa. Atualmente professora efetiva do Estado do Rio Grande do Sul, lotada no município de Esteio/RS, exercendo a função de vice-diretora.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz