História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

40 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... vulgação. No caso específico dos impressos pedagógicos que compõem a imprensa de educação e ensino, como é a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, a disponibilidade da coleção das Revistas no Reposi- tório Digital tem se mostrado como um fator incentivador para que novas pesquisas sejam desenvolvidas por meio do material, que estando disponível na internet, tem o acesso facilitado e preservado. Também é importante destacar que o entrelaçamento entre a Revista do Ensino/RS e o Repositório Digital Tatu está na gênese do trabalho desenvolvido pelo GEEHN, impulsionando o grupo de pes- quisa que, dessa forma, cumpre com seu papel histórico e social de ser um espaço motivador da produção do conhecimento por meio da pesquisa científica e que, atento às demandas do campo da História da Educação, busca respostas, propõe soluções e visa construir alternativas com consciência teórica e prática para ser também um espaço de resis- tência do trabalho desenvolvido pelas universidades brasileiras. Assim, acreditamos que os aspectos apresentados permitem de- monstrar as possibilidades que a análise documental traz aos estudos no campo da História da Educação, inclusive com o cruzamento de perspectivas tradicionais e, outras, inovadoras, que, quando trabalhadas com o mesmo sentido, são capazes de oportunizar novos horizontes para a pesquisa e a produção de conhecimento. REFERÊNCIAS ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida . Rio de Janeiro: Re- cord, 2002. BASTOS, Maria Helena Câmara. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Org.). Educação em Revista : a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 47-92. ______. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul : o novo e o nacional em revista (1939-1942). Pelotas/RS: Seiva, 2005. CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica: as revistas do ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia , ano 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996. Disponível em: <http://www.seer. ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewFile/928/842> . Aces- so em: 10 jun. 2019.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz