História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
39 Alessandro Carvalho Bica, Simoni Costa Monteiro Gervasio e Tobias de Medeiros Rodrigues que otimizem sua implantação e manutenção, com vistas à populariza- ção e à democratização do acesso às memórias do ensino, com o intuito de diminuir as distâncias entre o pesquisador da área de história da educação e suas fontes/acervos de pesquisa. Em virtude dos fatos mencionados, pensar na importância da preservação da memória do ensino é ter a consciência que através dessas memórias é possível acessar o passado, desvendar a história que nos an- tecedeu e, assim, construir conhecimento sobre o pensar educacional de cada época, sobre o sentido e o objetivo da educação em cada momento histórico. É possível inferir, também, que o repositório digital de História da Educação da Unipampa, constitui uma ferramenta tecnológica, ino- vadora, construtiva, interdisciplinar, relevante, contemporânea e demo- crática importante para a preservação das memórias de ensino, como também para a pesquisa, ou seja, para a construção de novos conheci- mentos. “Repositório Digital Tatu” que, ao final, ajuda na preservação do passado e instrumentaliza o futuro da história da educação. CONSIDERAÇÕES FINAIS As discussões apresentadas neste artigo tiveram como objetivo argumentar pela utilização da análise documental enquanto opção teó- rico-metodológica para investigações do campo da História da Educa- ção. Neste sentido, se buscou no cruzamento das argumentações sobre as potencialidades da pesquisa historiográfica, realizada por meio dos impressos pedagógicos, e a necessidade de ampliação do debate para o trabalho e preservação de fontes documentais, evidenciar o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos em Edu- cação, Histórias e Narrativas (GEEHN) da Unipampa, campus Bagé, levantando alguns dos elementos que resultaram na criação e manuten- ção do Repositório Digital Tatu como um espaço para a preservação e disponibilização de acervos documentais relacionadas à História da Educação. A versatilidade do Repositório Digital Tatu que, ao mesmo tempo que representa uma alternativa para a preservação de acervos, é também uma ferramenta para o fomento de novas pesquisas científicas, reside nas múltiplas possibilidades que os acervos podem assumir quan- do passam a contar com recursos tecnológicos para sua preservação e di-
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